Mais
×

Como escrever cartas de agradecimento após envio de currículo

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você enviou um currículo para uma vaga de emprego, mas não recebeu resposta em uma ou duas semanas, escrever uma carta de agradecimento pode ser uma ótima maneira de destacá-lo na multidão de concorrentes. Além disso, se o seu currículo estiver escondido embaixo de uma montanha de papéis, receber uma carta pode fazer o entrevistador localizá-lo dentre tantos outros e revisá-lo mais detalhadamente.

Instruções

Muitos entrevistadores gostam de receber um retorno após a entrevista (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Comece com um cabeçalho profissional que contenha suas informações de contato, no seguinte formato:

    Nome e sobrenome Endereço postal Cidade, estado, CEP

  2. Depois de apertar no botão Enter duas vezes, escreva a data atual. Aperte enter duas vezes novamente.

  3. Digite a informação de contato da vaga pela qual você tem interesse no seguinte formato:

    Nome do entrevistador Cargo do entrevistador Nome da empresa Endereço postal Cidade, estado, CEP

  4. Pressione enter duas vezes e digite um cumprimento profissional, como:

    Caro (a) (nome do entrevistador):

    Então, se o nome do seu entrevistador for João da Silva, escreva:

    "Caro Sr. João da Silva".

    Evite escrever apenas o primeiro nome do seu contato. Pode parecer informal demais.

  5. Escreva um parágrafo introdutório. Mesmo que você já tenha se apresentado quando enviou o currículo, apresente-se novamente. Explique quem é você e por que está escrevendo (para acompanhar sua entrevista de emprego). Informe a data em que o currículo foi enviado. Em seguida, brevemente destaque as razões por que você combina com a posição (anos de experiência, educação, etc.) e agradeça pelo tempo que a pessoa tirou para ler sua carta. Finalize perguntando se é possível agendar um horário para conversar pessoalmente ou pelo telefone para discutir sobre a vaga.

  6. Pressione mais um ou dois espaços depois do parágrafo e conclua a carta com o seguinte:

    "Sinceramente/atenciosamente

    (Nome e sobrenome)"

Dicas

  • Muitos entrevistadores apreciam que os candidatos demonstrem um interesse sincero na vaga, portanto, de qualquer maneira, envie um retorno.
  • Se estiver enviando uma carta impressa, não um e-mail, assine seu nome entre o "sinceramente/atenciosamente" e o seu nome digitado.
  • Se não tiver um endereço de envio ou se o entrevistador preferir um e-mail, utilize o mesmo formato descrito aqui, porém comece pelo Passo 4.

Aviso

  • Existe uma linha tênue entre dar um retorno e causar incômodo, portanto, não exagere. Se tentar uma ou duas vezes sem receber respostas do entrevistador, ou se informarem que você não está sendo considerado para a vaga, esqueça. O emprego para você está por aí, esse pode não ser ele.

O que você precisa

  • Programa editor de textos
  • Impressora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article