Como escrever cartas de agradecimento formais

Escrito por jennifer gigantino | Traduzido por lu catanho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever cartas de agradecimento formais
As cartas de agradecimento também mostram que você é cortês e profissional (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Há muitos tipos de notas de agradecimento. Há a nota casual entre amigos ou familiares próximos, enviada como resposta a um presente ou gentileza especial. Existe a nota um pouco mais formal que é enviada para conhecidos e familiares distantes em resposta a um presente de casamento ou de chá de bebê. Há aquelas escritas em gratidão pela hospitalidade, exposição na mídia, informação e outras coisas. Embora as cartas formais geralmente devam ser digitadas, as escritas à mão organizadamente são aceitáveis.

Nível de dificuldade:
Fácil

O que você precisa?

  • Papel para cartas de alta qualidade

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Formate a sua carta de agradecimento como faria com qualquer outro tipo de carta. Comece com um documento de processamento de texto ou papel de carta em branco.

  2. 2

    Escreva o seu endereço para correspondência alinhado com a margem direita da página, seguido da data.

  3. 3

    Abaixo do seu endereço, mas alinhado à margem esquerda, escreva "Atenção:" seguido do nome da empresa ou organização. Abaixo disso, escreva o nome do entrevistador. E mais abaixo, escreva o endereço para recebimento.

  4. 4

    Na linha abaixo, escreva "Caro" e, em seguida, o nome do destinatário, com honorífico, como "Sr." ou "Sra." seguido de dois pontos, e não vírgula.

  5. 5

    Escreva um parágrafo que contenha a seguinte informação: uma declaração geral agradecendo ao destinatário; uma explicação específica sobre o que você está agradecendo; seu entusiasmo sobre o presente, trabalho em potencial ou serviço que recebeu. Inclua a data da entrevista, evento ou período de hospitalidade, bem como o nome da posição para a qual foi entrevistado, se for o caso.

  6. 6

    Inclua um segundo parágrafo que contenha informações mais descritivas. Alguns ou todos os dados seguintes devem ser adicionados se você estiver escrevendo uma carta de agradecimento formal em resposta à uma entrevista de emprego: uma revisão de suas qualificações e todas as habilidades relevantes; por que você acha que seria um trunfo para a empresa; o(s) motivo(s) porque está entusiasmado com a posição. Inclua também uma referência a um momento específico da entrevista.

  7. 7

    Explique quais são os seus planos para o presente que recebeu no segundo parágrafo, se o recebimento de um presente for a razão pela qual você está escrevendo uma carta de agradecimento. Explique como você estava querendo algo como o presente que ganhou por um longo tempo, lembrando uma pequena anedota onde o presente viria a calhar ou foi útil de outra maneira.

  8. 8

    Preencha o seu segundo parágrafo com anedotas relacionadas, se você estiver agradecendo a alguém por um serviço ou hospitalidade estendida. Inclua garantias diretas ou indiretas de que a bondade do destinatário foi apreciada e outras coisas cativantes. Não seja muito prolixo, mas pense em uma carta de agradecimento formal como uma oportunidade para expressar mais a sua gratidão ou "vender" a si mesmo para o destinatário.

  9. 9

    Escreva um último parágrafo que contenha uma reiteração de agradecimento. Se a carta for em resposta a uma entrevista de emprego, inclua uma declaração de que você está ansioso por notícias do entrevistador e pela data em que dará prosseguimento com um telefonema. Se estiver agradecendo a um amigo ou membro da família, inclua desejos positivos nesse parágrafo.

  10. 10

    Termine de escrever a carta através da inserção de uma conclusão formal. Boas opções incluem "Atenciosamente", "Cordialmente", e "Sinceramente". Assine o seu nome abaixo dele. Se estiver digitando a carta, digite o fechamento, deixe cinco linhas em branco e, em seguida, digite o seu nome.

  11. 11

    Imprima a sua carta de agradecimento em papel de alta qualidade se você tiver digitado. Assine o seu nome sob o fechamento

Dicas & Advertências

  • Se você tiver letra legível, é aceitável escrever uma carta de agradecimento formal. Em caso de dúvida, digite-a.
  • Deve haver uma linha em branco entre os parágrafos.
  • A linguagem utilizada na carta deve ser simples e educada. Não tente agradar por "falar doce."
  • Não se esqueça de mencionar pelo que exatamente está agradecendo ao destinatário dentro das primeiras duas frases da carta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível