Mais
×

Como escrever cartas

Atualizado em 13 junho, 2017

Cartas podem ser formais ou informais, endereçadas a potenciais futuros empregadores ou à família e amigos. Se pretende escrever uma carta de apresentação formal, ela deve sempre ser curta e objetiva. A primeira frase deve tentar explicar por que você está escrevendo ao recrutador, seguida de uma lista de qualificações. Tente capturar a atenção do leitor logo no início do texto, assim você garante que ele chegue até o final. Informamos aqui os passos que você precisa seguir para garantir que a sua carta seja impecável.

Instruções

Tenha certeza que a sua carta está impecável antes de enviá-la (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Passo a passo

  1. Leia a sua carta. Quando você lê, muitas vezes, consegue corrigir erros gramaticais, ortográficos, de pontuação e na estrutura das frases. Certifique-se de que está usando corretamente as letras maiúsculas no início das frases e a pontuação apropriada. Suas orações devem ser perspicazes, concisas e fáceis de ler. Conforme avança na escrita, utilize um corretor ortográfico para encontrar possíveis erros de ortografia.

  2. Revise e revise. Analise sua carta minuciosamente para ter certeza que está utilizando corretamente o idioma, enquanto adiciona ou retira partes para tornar a sua carta o mais clara e persuasiva possível. Revise a carta como um todo, atentando-se para erros de formatação. Erros como espaços desnecessários e rascunhos devem ser deletados, assim como redundâncias e recortes incorretos. Faça o seu melhor para remover a linguagem rebuscada e frases prolixas. Como dito anteriormente, sua carta deve ser concisa e fácil de ler, indo direto ao ponto, expondo claramente as suas habilidades e qualificações, e o melhor jeito de entrar em contato com você. Deixe de fora informações desnecessárias e inapropriadas.

  3. Peça ajuda a amigos. Pode ser útil que um amigo ou colega releia o conteúdo de sua carta. É bom ter uma segunda opinião. Faça perguntas relacionadas à sua carta a essa pessoa. Pergunte a ela se você demonstra entusiasmo pela empresa e pelo cargo ao qual está se candidatando. Questione também se o texto está bem escrito e claro. Deixe-o à vontade para dar conselhos e sugestões.

  4. Leia como uma terceira pessoa. Quando a sua carta estiver finalizada, tente lê-la como se você fosse outra pessoa. Isso irá ajudá-lo a ser mais objetivo e definir se a sua carta está realmente completa. Pergunte a si mesmo se o tamanho está adequado, se seu texto está convincente e se a carta está, de fato, clara. Pergunte-se também se você gostaria de receber de alguém uma carta assim. Você pode finalizar com uma frase curta que expresse, mais uma vez, o seu interesse com um ''No aguardo de sua resposta''.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article