Como escrever cartas de despedidas aos colegas de trabalho

Escrito por ehow contributor | Traduzido por digiorgigis césar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever cartas de despedidas aos colegas de trabalho
Envie cartas de despedida a seus colegas de trabalho (Creatas/Creatas/Getty Images)

Escrever cartas de despedida aos colegas de trabalho quando você está saindo de uma empresa é uma forma respeitosa para partir. Às vezes, você pode ter sentimentos de culpa, dúvida ou arrependimento ao deixar a empresa. Uma carta de adeus clara e concisa pode ajudá-lo a sair de forma positiva. Escrever esse tipo de carta parecer uma tarefa assustadora, no entanto, existem passos simples que podem garantir que a mensagem seja bem escrita e eficaz.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Determine exatamente a quem será destinada a carta. Você pode enviar sua carta de despedida a todos os colegas de trabalho em sua agência ou departamento específico, ou apenas para aqueles com os quais você criou um relacionamento.

    Se você não decidir escrever uma carta de despedida a todos os colegas de trabalho em seu departamento, considere o envio de um anúncio ou uma versão mais curta da carta. Inclua a razão pela qual você está saindo, o seu apreço por conhecê-los e uma maneira com a qual eles possam contatá-lo no futuro.

  2. 2

    Decida um nível de formalidade para sua carta. Não há necessidade de que uma carta para um colega de trabalho seja formal, o mais importante é que a mensagem seja clara, concisa e reflita o seu relacionamento com o colega. Se você estiver enviando uma carta para o escritório inteiro, mantenha a carta mais formal. Se você é o melhor amigo da pessoa, considere-a ser casual.

    Cartas de despedidas podem ser enviadas via e-mail. Enquanto cartas escritas são mais formais, e-mail as tornam mais fáceis para seus colegas de trabalho salvarem suas informações de contato.

  3. 3

    Siga uma estrutura simples e mantenha sua carta de despedidas clara e concisa. Independentemente da formalidade da carta, ou quem será o destinatário, deve incluir certos pontos:

    Saudações: Para uma carta a um colega de trabalho único, use o nome dele. Para todo o escritório, use uma saudação abrangente, tal como "Amigos" ou "Para meus colegas de trabalho".

    Anúncio: Anuncie que você está deixando a empresa e declare seu último dia oficial no trabalho. Se você sentir que é necessário, fale sobre suas razões para se afastar, mas seja breve e genérico.

    Apreciação: Faça uma declaração ou duas sobre como você apreciou a oportunidade de trabalhar com os seus colegas de trabalho. Agradeça-os por tudo o que eles fizeram para tornar a sua vida melhor ou o seu trabalho mais suportável. Se é uma carta pessoal, compartilhe memórias das quais você não esquecerá.

    Informações para contato: Termine a carta com a esperança de que você será capaz de manter contato. Deixe o seu e-mail pessoal ou informações de contato. Isso permitirá que seus colegas de trabalho entrem em contato com você não apenas para manter a amizade, mas também a respeito de oportunidades de negócios no futuro.

    Adeus: Termine a sua carta com "Atenciosamente", "Sinceramente", ou simplesmente seu nome.

  4. 4

    Primeiro notifique aos seus superiores antes de enviar as cartas de despedida aos colegas de trabalho, mas também não espere muito tempo depois disso. É melhor que eles ouçam sobre sua partida de você; eles apreciarão ter tempo de desejar a você boa sorte em seus novos empreendimentos.

Dicas & Advertências

  • Se estiver indo para um novo emprego, evite mencionar as razões pelas quais você está saindo e quaisquer regalias que o novo trabalho tenha a oferecer. Se solicitado, seja geral, dizendo que você sente que é um movimento bom para mudanças em sua vida ou que você sente que o novo emprego irá atender melhor às suas necessidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível