Mais
×

Como escrever uma cena de sexo ficcional

Atualizado em 19 julho, 2017

Escrever uma cena de sexo ficcional tem relação direta com os personagens, suas emoções e os eventos na história. Você não vai encontrar uma fórmula que vai lhe mostrar como delinear a cena; ela depende de elementos únicos encontrados apenas no seu romance. O aspecto mais importante de uma cena de sexo é que ela se encaixe na história e tenha um propósito na "unidade maior" do enredo. O sexo em um romance não trata apenas do ato físico, mas sim dos sentimentos ao redor e das repercussões conseguintes.

Instruções

Vinho, rosas e literatura

    Conheça os personagens

  1. Entreviste os seus personagens principais antes de ir longe demais escrevendo a história, de forma que você entenda sobre o que está escrevendo. Os pensamentos e decisões deles são os elementos que levam o romance para frente. Uma forma de entrevistar um personagem fictício é elaborar um conjunto de perguntas sobre as coisas que gosta, não gosta, suas esperanças, medos, a história de sua infância e depois guardar as respostas.

  2. Determine o OMC (objetivos, motivações e conflitos) do seu personagem. Os objetivos são as coisas que seu personagem deseja; as motivações são as razões que o levam a querer esses objetivos, e os conflitos são as coisas que o impedem de atingi-lo. Esses três itens governam toda e qualquer ação que seus personagens tomem durante a história, incluindo a decisão de ter relações sexuais uns com os outros.

  3. Diferencie os conflitos internos do personagem (o que se luta consigo mesmo) dos externos (o que se luta contra o mundo exterior) para que ambos fiquem claros na sua mente e separados uns dos outros. Um ou dois desses conflitos podem ter um impacto nos pensamentos e comportamento do personagem durante uma cena de sexo, então é importante definir os conflitos antes de escrever a cena.

  4. Determine como a cena de sexo aumentará o conflito entre os dois personagens principais. Geralmente quando dois personagens dormem juntos, há mais coisas envolvidas do que apenas sexo. O grande conflito vem de algo ou alguém em risco. Pense em formas de fazer com que sua cena aumente esses riscos na história.

  5. Determine como os seus personagens vão reagir para torná-los vulneráveis o bastante para a intimidade. Dependendo do conflito interno que você criou para eles, esse momento da história pode ser algo muito importante.

    Delineando a cena

  1. Visualize a cena na sua cabeça, como se estivesse dirigindo um filme, para escrever o ato físico, mas conduza sua prosa evitando algo que soe como "colocar uma parte A na parte B". Isso funciona para um esboço inicial, enquanto você coreografa as direções de palco para conseguir a essência da sua cena no papel, mas não funciona para uma versão final. É demasiado técnico e anatômico.

  2. Escolha um personagem ponto de vista (PDV) para a cena. Não fique "pulando de cabeça em cabeça" e alternando para contar o que ambos estão sentindo. Isso confunde o leitor, que está tentando identificar um personagem por vez. O ponto de vista do segundo personagem pode ser mostrado por meio de suas ações e reações durante a cena.

  3. Foque no emocional assim como no físico quando estiver escrevendo uma cena de sexo. Escreva o que os personagens sentem, e não só o que estão fazendo. Coloque-se na pele do seu personagem e escreva desta perspectiva, e não como se fosse um observador que está nos bastidores.

  4. Pense sobre onde a cena de sexo se encaixa no grande enredo do seu romance. Não a insira lá só porque acha que os personagens deviam estar tendo relações neste momento. A cena precisa fluir junto com os eventos da narrativa e com as ações e emoções dos personagens.

  5. Pense sobre a afinação da cena de sexo. Olhe para o que está acontecendo em volta dos personagens. Se eles estiverem em uma história de suspense e correndo para salvar suas vidas, parar para namorar provavelmente não fará sentido.

  6. Considere o local da cena. Um encontro íntimo em uma barco a remo pode soar interessante, mas pense na questão de espaço. Um dos personagens vai ficar com um remo de madeira machucando as suas costas? Os leitores se apegam a estes detalhes, e se eles acharem a sua cena improvável, o resto da história pode perder credibilidade.

  7. Não esqueça dos diálogos. Uma das ferramentas sexuais que o autor tem em seu arsenal é o diálogo. O que os personagens dizem um para o outro pode ser tão excitante quanto o que eles estão fazendo juntos, e isso ajuda bastante a esquentar o clima da cena.

  8. Representar o sexo seguro e o uso de preservativos em uma cena de sexo é uma boa ideia, mas não bata demais nessa tecla. Integre isso com outros elementos da cena, ações e emoções, para que isso não faça o leitor voltar bruscamente para a realidade se lembrando de um anúncio de saúde pública.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article