Mais
×

Como escrever um convite

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um convite pode falar por horas sobre a ocasião em si -- certifique-se que seu convite possui a mensagem desejada antes de enviá-lo. Um convite profissional pode ser mais animador para o convidado, mesmo que eles não queiram participar.

Instruções

Escreva um convite
  1. Antes de escrever um convite, decida o tom, a voz e o nível de formalidade, com base no próprio evento. Isso varia se você escreverá à mão as cartas ou terá de imprimi-las, e também se for escolher um convite padronizado ou personalizado.

  2. Escolha o tipo de convite que você deseja, e encomende ou compre um pouco mais do necessário. Isso permitirá que sejam adicionados alguns convidados à sua lista de última hora, caso necessário. Para pequenas quantidades de convidados, é possível escrever à mão os convites em cartões personalizados ou em branco. Para grandes encontros, considere encomendar convites impressos.

  3. Faça a redação do seu convite com base no nível de formalidade do encontro. Por exemplo, um convite formal pode ser, "Sr. e Sra. Silva solicito o prazer da sua companhia", ao passo que um convite mais casual poderia se, "Por favor, junte-se a nós".

  4. Inclua os nomes dos anfitriões, bem como o local (com o endereço), hora, data e propósito da ocasião, mesmo que seja um simples encontro.

  5. Certifique-se de adicionar a informação RSVP ("répondez s`il vous plait" que significa, "responda, por favor") na parte inferior do convite, se você precisa saber quem estará presente, por exemplo, "RSVP" seguido pelo seu número de telefone.

  6. Inclua um prazo máximo para a resposta em um convite formal para que você possa obter uma contagem precisa de tempo e ajustar a quantidade de comida, o número de talheres e tamanho do local. Para um casamento, evento de caridade ou outro evento formal, considere a inclusão de um cartão de resposta e um envelope auto-endereçado estampado, dentro do envelope que contém o convite.

  7. Envie os convites três semanas antes para eventos informais, quatro semanas antes para um evento formal e três meses antes para um casamento, para que seja possível a efetuação de reservas de passagens aéreas. Para eventos realizados durante as férias de dezembro, envie convites perto do final de novembro.

Dicas

  • Utilize o tipo de método de RSVP que melhor serve a ocasião: um cartão de resposta para uma contagem de convidados, um número de telefone para a conveniência, ou um endereço de e-mail, se você sabe que os convidados usam e-mail.
  • Grandes festas, estreias, recepções e casamentos pedem convites escritos.
  • Conte com aqueles que não responderem e esteja preparado no caso de alguns que não confirmaram aparecerem.
  • A impressão de convites custa muito mais, mas vale a pena se você está planejando um evento formal ou grande: ela economiza tempo e diz ao destinatário "esta é uma ocasião importante".
  • Para ocasiões menos formais, considere o uso de sites de planejamento social, como www.evite.com, para enviar convites eletrônicos.
  • Considere fazer um convite temático usando itens como viagens cartões postais, fotografias e envelopes cravejado com confete para uma ocasião casual ou festiva. Lojas de especializadas em convites e sites estão cheios de potencial para personalização.
  • Tudo o que pode ser escrito à mão também pode ser digitado em um computador. Use programas de edição de textos, figuras, programas de pintura e uma impressora colorida, que pode personalizar e imprimir convites em casa para ocasiões casuais.
  • Inclua instruções para qualquer convite em que os convidados não estão familiarizados com a localização, e sempre incluir as instruções para casamentos e recepção de casamento.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article