×
Loading ...

Como escrever um cronograma para um projeto de pesquisa qualitativa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um projeto de pesquisa qualitativa explora uma questão, examina um problema social ou histórico, ou explica as qualidades de um tópico específico. Ao contrário dos projetos de pesquisa quantitativa, que lidam com números e estatísticas, os dados de um projeto de pesquisa qualitativa são geralmente apresentados na forma de palavras ou fotos e o pesquisador pode decidir explorar um fenômeno ou ideia com apenas uma ideia aproximada do que ele precisa. Apesar da natureza livre da pesquisa qualitativa, ainda é possível planejar seu projeto de pesquisa e criar um cronograma para a sua conclusão.

Instruções

Um cronograma proporciona objetivos específicos para sua pesquisa (An image of man with books image by Mykola Velychko from Fotolia.com)
  1. Escolha um tema para seu projeto. Você pode escolher dedicar apenas alguns dias para este passo no seu cronograma, mas se você estiver procurando um tema para uma dissertação ou projeto de livro, pode levar vários meses ou mais para se decidir sobre um tema. Se já lhe foi atribuído um tópico específico para explorar, você pode retirar esse passo do seu cronograma.

    Loading...
  2. Realize sua pesquisa. Decida quanto tempo você vai gastar pesquisando seu tema. Seu projeto pode exigir a leitura de vários livros, a realização de entrevistas ou viagens para observar pessoas ou eventos em um local específico. Decida seu método de pesquisa e determine quanto tempo você vai precisar para completar a pesquisa. Por exemplo, você pode decidir que precisa de três semanas para ler livros sobre o assunto ou três meses para realizar entrevistas sobre ele.

  3. Analise os resultados de sua pesquisa. Decida quanto tempo você vai precisar para organizar a pesquisa feita e analisar os resultados.

  4. Prepare sua pesquisa para a apresentação. Determine quanto tempo será necessário para escrever ou para se preparar para apresentar sua pesquisa e análise. Isto pode levar apenas alguns dias no caso de uma monografia curta, vários meses, ou até mesmo anos para uma tese ou livro.

  5. Receba os comentários de seu consultor de projeto, professor ou qualquer outra pessoa que irá criticar o seu trabalho. Você pode pensar em adicionar tempo para os comentários durante todo o seu projeto, em vez de fazer isso somente após a apresentação estar pronta.

  6. Revise e edite o seu trabalho. Muitas pessoas ficam tão animadas por ter finalizado seu projeto que elas se esquecem de adicionar tempo para esta importante etapa final.

  7. Adicione um tempo "extra" no seu cronograma. Lembre-se que as coisas podem e vão dar errado. Exemplos incluem: falta de comentários de seu conselheiro, um computador quebrado e anotações de entrevista deletadas acidentalmente. Acidentes que consomem todo o seu tempo acontecem, então deixe um tempo extra no seu cronograma, para que você esteja preparado quando problemas inevitáveis acontecerem.

Loading...

Dicas

  • Embora essa lista forneça as etapas necessárias para seu cronograma, só você é capaz de determinar quão rapidamente (ou lentamente) você precisa trabalhar e quanto tempo deve ser dedicado a cada passo.
  • Não se esqueça de observar os prazos oficiais enquanto estiver criando o seu cronograma. Por exemplo, se você estiver escrevendo uma dissertação, pode ser necessário entregá-la à comissão em uma data específica para se formar. Se você estiver escrevendo uma redação para uma aula, o professor pode exigir que você entregue um rascunho para análise em uma determinada data. Conforme você for escrevendo seu cronograma, leve esses prazos oficiais em consideração.

Referências

Loading ...
Loading ...