×
Loading ...

Como escrever um currículo depois de anos fora do mercado de trabalho tocando um pequeno negócio

Atualizado em 17 abril, 2017

Você tem sido um pequeno empresário, e agora está procurando emprego. Use sua inteligência empreendedora para escrever um currículo que não apenas mostre suas habilidades e talentos especiais, mas também demonstre que o seu tempo longe do mercado de trabalho foi gasto com aprendizagem e ganhando novas habilidades. Renovar o seu currículo e explorar seus talentos é o primeiro passo para garantir uma nova posição.

Instruções

Proprietários de pequenas empresas que voltam ao mercado de trabalho precisam de um currículo que explore seus talentos (office image by Raimundas from Fotolia.com)
  1. Coloque seu nome na seção de cabeçalho de sua página. Siga o estilo de formatação de um currículo situacional. Sua página deve ser definida com um layout de página normal. Isto inclui margens de 2,5 cm em todos os lados.

    Loading...
  2. Escreva seu endereço no canto superior esquerdo. Digite endereço, cidade, estado e CEP. Digite o seu número de telefone de contato. Inclua um endereço de e-mail válido.

  3. Crie uma seção com o título "objetivo de carreira." Inclua uma frase descrevendo seus objetivos de carreira e explique ao empregador a sua experiência de negócios. Por exemplo, "pequeno empresário, buscando garantir uma posição como coordenador voluntário." Ou você pode destacar qualquer experiência relevante. "Usando meu vasto conhecimento da política e dos procedimentos de inventário, eu estou procurando uma posição como funcionário de inventário." Certifique-se de atualizar essa frase de objetivo ao se candidatar para trabalhos diferentes.

  4. Crie uma seção com o título "Habilidades em destaque". Escreva declarações claras e curtas. Enfatize os talentos que você adquiriu enquanto trabalhava em seu pequeno negócio. A maioria dessas habilidades pode ser atraente para potenciais empregadores. Inclua de seis a oito habilidades. Aqui está um exemplo: "Experiência em recrutamento e treinamento, proficiente em contabilidade empresarial, especializado na colocação de produtos e em controle de estoque, conhecimento em gestão de pessoas e relacionamento com clientes".

  5. Crie uma seção com o título "Experiência Profissional". Comece fornecendo informações sobre o seu pequeno negócio. Escreva o nome da empresa e inclua o título apropriado, como proprietário ou presidente. Liste as datas de início e fim do seu negócio. Usando tópicos, liste suas responsabilidades profissionais, como "Gerenciamento de operações do dia a dia da empresa ABC e supervisão de equipe de oito pessoas." Ou você pode escrever algo como "responsável por resolver os problemas dos clientes e pela manutenção do relacionamento com os fornecedores."

  6. Crie uma seção com o título "outras experiências". Inclua outros trabalhos que você realizou no passado. Siga o mesmo formato da seção de experiência profissional.

  7. Crie uma seção com o título "Educação e Formação". Digite o nome da escola que frequentou, o tipo de diploma que você recebeu, e seu ano de graduação. Inclua qualquer formação especializada que você tenha acumulado durante seu tempo longe do mercado de trabalho. Isso poderia também incluir cursos para pequenos empresários.

Loading...

Dicas

  • Seu currículo deve ser um documento de uma página.
  • Revise para garantir que tudo esteja claro.
  • Verifique se há erros.

O que você precisa

  • Computador pessoal
  • Software de processamento de texto

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...