Mais
×

Como escrever uma declaração comprovando a prestação de serviços voluntários

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O trabalho voluntário é uma atividade generosa, bondosa e altruísta. Muitas instituições de caridade e organizações dependem bastante do trabalho prestado pelos voluntariados para realizar seus programas de maneira mais eficiente. Enquanto algumas pessoas prestam esse tipo de serviço pelo simples sentimento de retribuir, outros indivíduos o fazem para realizar atividades escolares, prestar serviços comunitários ou para ganhar experiência em uma certa atividade industrial ou em outros campos. Normalmente, essas pessoas precisam comprovar a prestação do trabalho desempenhado com uma declaração expedida por um profissional de alguma instituição, certificando as horas laboradas. Se algum dia você precisar fazer uma declaração contendo essas informações, existe um formato simples a ser seguido.

Instruções

O trabalho voluntário é um ato altruísta que traz satisfação (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Calcule o número de horas que o prestador do serviço voluntário trabalhou na organização. Para um melhor controle, peça-o para assinar uma folha contendo a hora de entrada e saída para contabilizar os períodos de trabalho.

  2. Escreva a carta de maneira curta e simples, destacando as horas trabalhadas pelo voluntário. Indique também o nome da pessoa e o período trabalhado. Inclua uma breve descrição do tipo de atividade prestada durante o tempo mencionado. Por exemplo, se o indivíduo prestou os seus serviços para uma biblioteca, declare que ele lia para as crianças, contava histórias, guardava os livros deixados nas mesas ou atendia os usuários do local.

  3. Coloque o nome da organização e assine a carta para comprovar que o voluntário trabalhou o número de horas indicadas. Imprima a declaração em um papel com o timbre da instituição, incluindo abaixo da assinatura o seu nome completo e o cargo que desempenha.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article