×
Loading ...

Como escrever uma declaração pessoal para um currículo

Atualizado em 23 março, 2017

Uma declaração pessoal é como um cartão de visitas para o seu currículo. Quando você escreve uma declaração pessoal para um currículo ou para uma seleção, seu objetivo é estabelecer algum tipo de conexão entre você e a pessoa que irá examiná-la. Por exemplo, talvez você seja membro de uma irmandade ou de um grêmio; se o recrutador ou a pessoa que estiver examinando seu currículo também for, essa poderá ser uma razão para pôr seu currículo na frente dos demais. Foque em coisas sobre você que podem ajudá-lo a se destacar dentre os demais candidatos.

Instruções

A declaração pessoal ajuda a estabelecer uma conexão entre você e a pessoa que irá entrevistá-lo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

    Instruções

  1. Fale sobre seu passado, incluindo o lugar em que cresceu, um pouco sobre sua família, as coisas de que gostava quando era menor e que tipo de criança você era. Pense em uma boa palavra para descrever a si mesmo enquanto jovem, como "inquieto", "curioso" ou "perguntador".

    Loading...
  2. Conte uma piada ou uma história inspiradora da sua infância (pode ser da sua pré-adolescência ou adolescência, mas deve ser de uma época em que já estava ciente das coisas ao seu redor). A história deve ser curta e direta. Talvez você possa contar alguma boa história dos tempos da escola ou de uma boa relação com um professor ou parente seu.

  3. Liste duas ou três de suas conquistas mais importante, sua escola e sua formação (se for um currículo para uma vaga de emprego). Fale sobre instituições sociais ou profissionais das quais você tem orgulho de fazer parte (não cite instituições que possam ser polêmicas ou duvidosas).

  4. Mencione sua família atual, se você for casado e tiver filhos. Se for solteiro, poderá pular essa parte ou simplesmente falar dos familiares e amigos que lhe influenciam mais.

  5. Por fim, conte brevemente sobre suas metas para o futuro. Certifique-se de que se encaixem de alguma forma ao cargo a que está buscando. Por exemplo, se está se candidatando a um emprego que exige um comprometimento de longo prazo, não fale sobre seus planos de abrir seu próprio negócio no ano que vem.

  6. Se quer que a declaração pessoal no seu currículo tenha apenas um frase, use cerca de dez a 15 palavras para descrever as coisas mais importantes da sua vida. A frase deve conter informações pertinentes à vaga que está se candidatando, como uma associação a um clube, uma filiação profissional ou estilo de trabalho. Um exemplo: Membro do Museu de Arte Moderna e da União Brasileira de Escritores. Sem precisar falar de forma direta, você acabou de dizer ao examinador do currículo que você gosta de arte e que é algum tipo de escritor. Isso poderá despertar uma conversa, durante sua entrevista, sobre os livros que você escreveu; ou o entrevistador poderá se impressionar ao ouvir suas impressões sobre a última exposição de arte que visitou.

Loading...

Dicas

  • Escrever uma boa declaração pessoal para um currículo exigirá tempo e dedicação. Estar em um lugar calmo e isolado poderá ajudá-lo a pensar sobre as coisas que mais valoriza na vida, e como você pode associar esses valores com o cargo profissional que está procurando.

Recursos

Loading ...
Loading ...