Mais
×

Como escrever uma dedicatória em um livro

Dedicatórias em livros são uma tradição em presentes. Essas mensagens pessoais oferecem uma visão sobre o significado do presente, assim como um registro histórico das relações que inspiram sua vida. Um romance com uma dedicatória é um presente ideal para os pais que desejam repassar valores aos seus filhos, cônjuges que querem compartilhar uma memória pessoal, ou amigos próximos que queiram lembrar uma ligação especial. Uma simples dedicatória pode transformar o presente de um livro favorito em uma lembrança que terá um significado especial no futuro.

Instruções

No passado, era comum para as figuras literárias escrever dedicatórias em seus livros e presenteá-los (gift of a book image by leafy from Fotolia.com)
  1. Selecione o romance tendo você e o leitor em mente. Lembre-se que está escolhendo o livro como uma lembrança, e é importante escolher um trabalho que a pessoa queira exibir em sua casa, em memória de seu relacionamento. Nunca selecione um livro do tipo que se lê e depois pode ser trocado. Pelo contrário, considere um livro que seja importante para você e que o leitor queira revisitar novamente, relendo ou fazendo referência de alguma forma. A mensagem real que deseja passar para o presenteado, junto com o livro, também deve representar a ligação especial que existe entre vocês dois.

  2. Pratique a sua dedicatória antes de escrever no livro. Verifique se o seu texto e ortografia estão corretos e que a mensagem diz o que você pretende dizer. Mantenha a mensagem pessoal e considere explicar o significado do romance para vocês dois.

  3. Escreva sua dedicatória na parte interna da capa do livro. Esse é o local onde as pessoas geralmente procuram por dedicatórias pessoais, e é o local que tem sido tradicionalmente usado para esse fim. A página do título de um romance geralmente é o local reservado para a assinatura do autor, e outros locais no livro geralmente não são usados. Mantenha sua mensagem clara e legível para que o seu destinatário possa compreender sua dedicatória.

  4. Assine e date sua dedicatória. Se a sua assinatura for ilegível, escreva seu nome claramente perto da assinatura. Isso garante que o presenteado tenha um registro claro de quando o presente foi dado, incentivando-o a cuidar do livro. A inscrição datada e assinada também permite que os descendentes tenham um registro claro de quando o presente foi dado e alguma ideia sobre a relação entre quem deu o presente e o presenteado. Além disso, essa assinatura e data, juntamente com a mensagem pessoal, torna-se parte de um registro histórico da vida do presenteado.

Dicas

  • É melhor escolher um livro de capa dura ou de brochura firme para dedicatórias, pois é mais provável que suporte os estragos do tempo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article