Como escrever um discurso sobre um evento que mudou sua vida

Escrito por austin cross | Traduzido por juliana soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um discurso sobre um evento que mudou sua vida
A habilidade de falar em público é a chave para uma carreira de sucesso (Lecturn image by TMLP from Fotolia.com)

Falar em público é uma arte que normalmente só é ensinada de forma superficial na faculdade. Ao preparar um discurso muito importante, como um discurso sobre um evento que mudou uma vida, o ponto mais importante é ganhar o público, ou seja, fazer com que as pessoas se sintam como você por alguns momentos para que você possa compartilhar sua experiência e para que eles sintam empatia e experienciem algumas das emoções com você.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Comece o discurso com uma introdução. Isso dará o ritmo e o tom do resto da apresentação. Use o passado e a primeira pessoa. Imagine essa parte como o começo de uma história. Uma forma para começar seria "Eu não sabia o que esperar quando..." ou "Houve uma época..." ou "Eu nunca soube...". Isso fará com que os ouvintes saibam que sua história será progressiva.

  2. 2

    Aponte os eventos mais importantes que o levaram ao que mudou sua vida. Se uma pessoa disse algo que fez você pensar, cite isso. Se saiu para tomar um café quando encontrou seu futuro marido ou esposa, cite que você saiu para tomar café.

  3. 3

    Use esses apontamentos como transições. Se alguém disse "Nunca é tão difícil como parece", comece um parágrafo com essa frase. Por exemplo, "Nunca é tão difícil como parece", disse o pastor John.

  4. 4

    Escreva para ler vagarosamente quando chegar a partes mais emocionantes do seu discurso. Ao escrever, faça um roteiro e não uma redação que você entregaria na escola. As pausas longas podem funcionar como uma elipse. Por exemplo, "Eu nunca imaginei... que aquela seria a última vez que eu o veria vivo...". Você não precisa tirar vantagem da sua história, mas falando mais devagar e fazendo pausas nas partes mais emocionantes, você conseguirá a atenção do público.

  5. 5

    Coloque-se nas partes importantes da história. Sinta como se estivesse passando pelo evento outra vez. As emoções que você sentiu podem aparecer em sua voz, fazendo com que o discurso tenha mais significado.

  6. 6

    Reflita em sua experiência na conclusão. Diga como ficou sua vida desde então, e como viverá sua vida no futuro.

  7. 7

    Termine seu discurso de forma confiante. Sua experiência pode ter sido trágica ou agradável, mas lembre-se de que o público não gosta de ouvir histórias tristes.

    Quando o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falou sobre as mudanças pelas quais passou em três décadas na prisão, ele mencionou que sobreviveu graças a um poema chamado "Invictus". O final do poema é:

    "Não importa quão estreito o portão Quão repleta de castigo a sentença, Eu sou o senhor de meu destino: Eu sou o capitão de minha alma."

    Se estiver falando sobre uma experiência horrível que aconteceu a você e a qual sobreviveu por meio das palavras de alguém, pode ficar muito bom no final do discurso uma frase de impacto como "Eu sou o capitão de minha alma".

Dicas & Advertências

  • Se sentir vontade de chorar enquanto falar, treine o discurso sozinho. Um discurso que não pode ser ouvido devido aos soluços não fará sucesso. Isso poderá soar frio, mas com exceção de alguns casos, o público não terá muita vontade de entender suas lágrimas e sim, esperará que você diga a coisa certa.
  • Nunca comece seu discurso com "Hoje, vou falar sobre...". Vai parecer que você está contando o resumo de um livro a alguém e que irá ler o livro em seguida. Você conseguirá mais interesse do público se precisarem ouvir para entenderem o que quer falar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível