Conhecimento

Como escrever um editorial

Escrito por ehow contributor | Traduzido por andrea b. balieiro
Como escrever um editorial

Escrever um editorial é um privilégio e um serviço aos leitores

Write down your works image by Cucumber from Fotolia.com

Escrever um editorial é diferente de escrever uma notícia. Enquanto em uma notícia os fatos são valorizados e as opiniões são indesejáveis​​, um editorial é baseado na opinião e tem os fatos apenas como apoio. Alguns editoriais são escritos por colunistas e outros por editores de jornais. Cada jornal tem seu próprio sistema: alguns editoriais sequer colocam uma assinatura. Escrever um editorial é um privilégio e um serviço aos leitores. Leia mais para aprender a fazê-lo bem.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha um tema atual. Para seu editorial ser bom, ele terá que referir-se a um problema ou assunto que está na mente do público no dia em que for para a impressão. Procure por notícias ou pesquise os maiores temas diários.

  2. 2

    Comece com uma tese. Ele não tem que ser declarada logo de início, mas será a base para o seu editorial. A tese representa uma posição clara que você defende sobre determinado assunto.

  3. 3

    Use fatos como exemplos. Faça uma pesquisa simples sobre o tema, o suficiente para que você, de forma inteligente, utilize estatísticas ou piadas que você encontrar como suporte para sua posição.

  4. 4

    Encontre um equilíbrio entre as brincadeiras fora do tema e relatórios muito secos. Intercale seus fatos com apelos emocionais ou sociais para o leitor. Muitos editoriais utilizam uma linguagem persuasiva na tentativa de "envolver" o leitor e, como resultado, os editoriais muitas vezes conseguem ser mais do que notícias. Uma manchete que diz "tolices do partido" pode conseguir mais leitores do que uma que diz "local do partido sofre mudança". Da mesma forma, os leitores acompanharão a obra com mais facilidade quando incluir uma persuasão direta e toques pessoais não encontrados na cobertura jornalística.

  5. 5

    Junte-se a outros. Se você é editor de uma redação, pode querer que um grupo editorial escreva representando a opinião combinada entre você e seus colegas. Se vocês puderem se reunir e elaborar uma tese, será ótimo. Se não, você pode ter que ir sozinho, e se revezar com alguém ao escrever os editoriais.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media