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Como escrever um e-mail de pedido de desculpas empresarial

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Não importa o quanto você seja organizado ou quão bem costuma desempenhar suas tarefas, haverá dias em que cometerá erros e precisará confessá-los. Caso esteja pedindo desculpas a um cliente decepcionado ou admitindo um erro para um supervisor ou gerente, você deve saber como escrever um e-mail de pedido de desculpas empresarial.

Instruções

Saiba como escrever um e-mail de pedido de desculpas empresarial (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Aborde o ofendido corretamente. Comece com "Prezado [nome]" e certifique-se de que a introdução é respeitosa com relação ao posto pessoa. Começar sem a saudação adequada não é profissional.

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  2. Peça desculpas imediatamente. A primeira linha de seu e-mail deve abordar a questão e expressar logo o seu pesar. Quando você está escrevendo com a expressa intenção de se desculpar, não adie o pedido, ou a parte ofendida pode simplesmente apagar o e-mail de raiva.

  3. Assuma a responsabilidade. Deixe claro que você sabe que a culpa recai sobre você e que era o seu erro ou o da empresa. Com isso, você não só está absolvendo a culpa dos ofendidos, mas também estará deixando-os à vontade, porque eles podem estar esperando que você os acuse ou tente jogar a culpa em outra pessoa.

  4. Ofereça compensações. Diga à parte ofendida o que você vai fazer para reatar laços com ela. Se for um cliente, pode ser algo como um crédito ou um reembolso total. Caso esteja lidando com um supervisor, pode ser qualquer coisa, desde informá-lo que o que aconteceu não se repetirá até afirmar que um novo programa está em andamento para evitar que problemas passados não ocorram novamente.

  5. Encerre a carta repetindo o quanto está arrependido e expressando expectativa para o futuro.

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Dicas

  • Um e-mail empresarial sem sinceridade é algo que pode assombrá-lo. Caso esteja oferecendo um pedido deste tipo, tenha certeza do que você está dizendo e de aguentar qualquer oferta de compensação que fizer ao ofendido para restaurar o relacionamento.
  • Caso esteja lidando com um cliente e o evento esteja ocorrendo, contate-o pelo telefone para ver se a situação pode ser corrigida rapidamente. Um e-mail de pedido de desculpas só deve ser enviado após a questão não estar mais na fase de crise.

Aviso

  • Não seja defensivo. Isso é um sinal de estar recusando-se a assumir a responsabilidade e vai prejudicar a relação que você está tentando preservar.

Referências

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