Como escrever e-mails formais e informais

Escrito por natalie schwab | Traduzido por marlon campos
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Como escrever e-mails formais e informais
Sempre verifique se você digitou corretamente o endereço de e-mail do destinatário (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Os e-mails são usados diariamente em empresas e residências. Ao enviar um e-mail, é essencial lembrar do seu destinatário específico. Você não vai querer mandar uma mensagem com textos coloridos e emoticons para o seu chefe, da mesma maneira que enviar um memorando formal para sua avó é inadequado. Siga os passos a seguir para escrever e-mails formais e informais.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

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Instruções

    E-mails formais

  1. 1

    Comece um e-mail formal como se fosse um memorando. Inicie com "para", "de", "assunto" e "data". Use uma vírgula após cada um. Coloque o título e nome completo do destinatário, bem como o seu.

  2. 2

    Escolha uma fonte que seja clara e fácil de ler. Normalmente a fonte padrão é uma boa escolha.

  3. 3

    Digite sua mensagem de forma concisa e verifique os erros gramaticais durante o processo. Utilize letras maiúsculas e a pontuação corretamente.

  4. 4

    Utilize o corretor ortográfico do seu e-mail para assegurar que não haja erros de ortografia.

  5. 5

    Finalize com uma saudação profissional como "atenciosamente" ou "cordialmente", seguida por uma vírgula e seu nome na linha de baixo.

  6. 6

    Digite o seu endereço de e-mail e número de telefone embaixo do seu nome.

  7. 7

    Escreva uma linha informando o assunto que seja profissional e chame a atenção. Lembre-se que o assunto deve ser relevante para a mensagem sendo enviada.

    E-mails informais

  1. 1

    Comece com uma saudação agradável, como "Oi mãe" ou "Querida vovó".

  2. 2

    Escreva sua mensagem usando uma fonte e cor de seu preferência, mas tenha em mente o destinatário da mensagem. Mandar um e-mail com uma fonte pequena para sua avó não é uma boa ideia.

  3. 3

    Finalize a mensagem com uma saudação de sua preferência, como "Com amor, João" ou "Até mais".

  4. 4

    Coloque um assunto que seja relevante à mensagem.

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