×
Loading ...

Como escrever um esboço das etapas para um roteiro

Assim que tiver um claro domínio da história para seu roteiro, você está pronto para escrever um esboço das etapas. Simplesmente conceber a ideia de um filme e mergulhar direto na escrita do roteiro em um brainstorm de fluxo de consciência pode levar a confusão e becos sem saída. O esboço de etapas é uma ferramenta inestimável para uma roteirista formular a estrutura, desenvolvimento de personagens e o tema, e perceber a forma mais dramática para apresentar a história. Imagine o esboço da etapa como a desconstrução de cena por cena de seu próximo roteiro, como um gibi literário.

Instruções

Dê a cada cena seu próprio cartão (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escreva a rubrica de uma cena no topo de um cartão. Dê a cada cena seu próprio cartão. Escreva a ação — o básico do que acontece em cena — em cada cartão. Crie um cartão para cada cena do roteiro, independentemente de quão curta for uma cena particular. Use descrições concisas e claras dos eventos. Imagine o impacto de um trailer bem trabalhado do filme e tenha como meta este mesmo efeito, incluindo trechos chaves do diálogo dos personagens que estão envolvidos em cada cena.

    Loading...
  2. Prenda estes cartão com tachinhas na parede, ou alinhe-os no chão a sua frente. Inicialmente organize as cartas na ordem em que você pretende colocar as cenas em seu roteiro. Embaralhe cenas ao redor, verificando os diferentes efeitos das cenas ocorrendo em ordens variadas. Organize as cenas em sequências, ou uma série de cenas que compartilham do mesmo tema. Marque todas as cenas em uma determinada sequência, usando um canetinha de cor diferente para cada sequência. Descarte cenas fracas e escreva novos cartões para as cenas mais fortes, e inclua aqueles na parede ou no chão.

  3. Estude os cartões, cena por cena. Examine a função que cada cena tem no roteiro. Tem um propósito claro? As cenas fluem com um bom ritmo? Marque as cenas mais dramáticas, que mudam o enredo, nos cartões com um canetinha colorida específica. Preste atenção especial para estes cartões de cena. Pergunte-se se estas cenas impulsionam suficientemente a história adiante. Há reviravoltas e surpresas suficientes para manter o público interessado? As cenas são intensas suficiente para dramaticamente construírem e sustentarem a tensão?

  4. Examine cada personagem e seus objetivos, o desenvolvimento e as relações com outros personagens de cena a cena, ao longo da história, abrangendo todos os cartões. Todos os seus personagens são consistentes em suas ações? O personagem principal exibe um arco de personalidade verossímil e mudança real? Verifique se cada personagem é verossímil e adequadamente desenvolvido, sem ser um estereótipo plano, recortado de outros filmes. Examine o diálogo que você incluiu em cada cartão. Substitua clichês e diálogos preguiçosos e sem alma por palavras fortes e vívidas para fluírem das bocas de seus personagens.

  5. Analise os cartões do primeiro ao último. Certifique-se de que a história tem um começo, meio e fim claros, com um desfecho que deixará o público satisfeito.

Loading...

O que você precisa

  • Caneta
  • Cartões de 7,5 x 13 cm
  • Tachinhas
  • Canetinhas coloridas

Referências

Loading ...
Loading ...