×
Loading ...

Como escrever foneticamente

A fonética é um ramo da linguística que estuda as propriedades, a produção e a percepção da fala humana, separada das amarras da escrita. Os fonemas, que são as menores unidades fonéticas da linguagem, são usados para pronunciar as palavras do jeito que elas soam em línguas como o inglês, nas quais a forma escrita de uma palavra pode ter bem pouco a ver com a maneira como ela é lida ou pronunciada. Por exemplo, imagine que você seja um estudante de inglês e vê a palavra "thorough" pela primeira vez; é bem pouco provável que você a pronuncie corretamente. Contudo, se você conhecer os fonemas do inglês e souber como uma palavra é pronunciada foneticamente, você poderá ler com precisão vocábulos que nunca ouviu antes.

Instruções

Um dicionário geralmente inclui a trascrição fonética de cada palavra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aprenda a pronunciar os fonemas do idioma que você deseja transcrever foneticamente. A língua inglesa tem 44 fonemas. A língua com o maior número de fonemas é !Xoo, um idioma africano com 112 fonemas, enquanto a língua com o menor número de fonemas é Rotokas, um idioma do leste de Papua com apenas 11 fonemas.

    Loading...
  2. Aprenda a escrever os fonemas da língua que você deseja transcrever foneticamente. Observe que, no inglês, existem 26 letras e 44 fonemas, então você terá de aprender pelo menos 16 novos símbolos para representar todos os fonemas. Isso muitas vezes envolve ter de aprender letras de outras línguas e usar acentos e letras de cabeça para baixo. Por exemplo, o fonema para "th" em "thorough" é representado pela letra grega teta.

  3. Ouça as palavras que deseja escrever foneticamente pronunciadas por falantes nativos. Se você for um falante nativo, explore as palavras e foque nos diferentes fonemas que ouvir.

  4. Escreva cada fonema na ordem em que ocorre na palavra. Por exemplo, a palavra "thorough" é transcrita foneticamente com apenas quatro símbolos: as letras gregas teta e lambda, a letra "r" e um chuá, escrito como um "e" minúsculo de cabeça para baixo.

Loading...

Dicas

  • Você também poderá usar sites da interntet que realizam pronúncias e transcrições, como o Werdz (em inglês). Se estiver incerto sobre como pronunciar uma palavra, existem também dicionários sonorizados virtuais que você poderá usar para ouvir como os falantes nativos pronunciam uma palavra.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...