Como escrever a introdução perfeita para um trabalho de pesquisa

Escrito por contributing writer | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever a introdução perfeita para um trabalho de pesquisa
A introdução de um trabalho de pesquisa deve focar a atenção do leitor. (nice to meet you image by Jake Hellbach from Fotolia.com)

A introdução de um trabalho de pesquisa pode ser decisiva para sua nota. Essas primeiras palavras representam o tom do seu trabalho. A introdução deve atrair a atenção do leitor e informá-lo inteiramente sobre o assunto. Em pelo menos cinco frases você apresentará sua pesquisa, seu tema e a explicação ou argumento.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pesquise pelo menos cinco fontes sobre assunto. Mas não se afunde em fontes demasiadas. Busque revistas oficiais do campo que estiver cobrindo e selecione os melhores artigos ou livros que discutam detalhadamente seu tema. Evite websites genéricos ou independentes. Endereços que terminam em .org, .gov ou .edu são boas opções. A Wikipédia não é uma boa fonte para um trabalho de pesquisa. Visite a biblioteca de sua escola ou cidade e utilize suas bases de dados online, como a Ebscoe ou a ProQuest.

  2. 2

    Escreva o tema do seu trabalho. Isso só requer uma frase detalhada, um sumário do que deseja argumentar com sua pesquisa. No tema, você deve listar pelo menos três, mas não mais que cinco argumentos que apoiem seu tema. Use uma linguagem clara e efetiva. O corpo da pesquisa resultará dessa frase. Sintetize sua pesquisa em menos de 50 palavras. Com mais do que isso, você corre o risco de perder a atenção do leitor. Em média é bom se estender até cerca de 35 palavras, mas não perca tempo contando-as, pois o conteúdo é mais importante.

  3. 3

    Descreva em linhas gerais o seu trabalho baseado no tema. Isso não precisa ser muito detalhado, é apenas um esboço do caminho que irá tomar para apoiar seu argumento. Isso ajudará você a organizar suas fontes e elaborar o parágrafo introdutório.

  4. 4

    Apresente seu tema na primeira frase do parágrafo introdutório, mas não use o tema como a primeira frase. Em poucas palavras, faça um panorama do tema em relação ao público alvo ou assunto, o que se enquadrar melhor ao tópico. Em um trabalho de biologia, você pode refletir no efeito que determinada espécie tem sobre seu meio. Em um trabalho sobre literatura, você pode apontar como as escolhas de um autor afetaram sua vida, ou declarar a importância do autor no mundo literário.

    Seguem abaixo alguns exemplos.

    TEMA

    "A terapia artística oferece a pacientes de câncer uma oportunidade de aprender a relaxar e confiar em seus médicos e seus tratamentos; de expressar seus medos e ansiedades, o que ajuda a enfrentar sua doença; de recuperar autoconfiança; e de, talvez, ter resultados positivos, como mais energia ou redução da dor."

    O tema tem quatro componentes evidentes. O corpo da pesquisa deve ser estruturado de acordo com isso.

    INTRODUÇÃO

    "A relação direta entre a mente e a habilidade do corpo de se curar pode nunca ser completamente compreendida, mas estudos aprofundados sobre a terapia artística com pacientes de câncer comprovam que participar de atividades criativas, como pintura ou escultura, muitas vezes diminui a dor sentida pelo paciente e aumenta a progressão positiva para superar a doença."

    A primeira linha faz referência ao tema, mas não entra em detalhes, apenas reflete, de modo geral, sobre o impacto da terapia artística em pacientes de câncer.

  5. 5

    Posicione o tema em seu parágrafo introdutório com critério. Cada trabalho de pesquisa é único. O tema muitas vezes funciona bem como a última linha da introdução. Mas pode também se encaixar em qualquer lugar entre a primeira e a última frase. As duas frases chave são a introdução e o tema. Uma vez que tiver os dois, o restante das frases (pelo menos três) devem ajudar a esclarecer sua opinião e introduzir o tema e o que pretende abordar com sua pesquisa.

Dicas & Advertências

  • Boas pesquisas quase nunca são escritas na última hora. Não tenha pressa para pesquisar, destacar observações e preparar seu esboço.
  • Seja especialmente cuidadoso na revisão. Termine seu trabalho pelo menos um dia antes do prazo, para ter algumas horas longe do texto para poder revisá-lo com o olhar renovado.
  • Não hesite em pedir orientações a seu professor se tiver dificuldades com o trabalho. A maioria dos professores não apenas ajuda, mas fica satisfeita quando um aluno pede auxílio antes de terminar o prazo de um trabalho.
  • Evite usar linguagem informal e voz passiva no seu trabalho de pesquisa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível