Mais
×

Como escrever e lançar uma ideia para um programa de TV

Atualizado em 21 novembro, 2016

Caso tenha uma boa ideia para um programa de televisão que não tenha sido feito antes, você pode ter a chance dele ser visto por uma empresa de produção e ser pago pela ideia. Antes de lançá-la, é preciso ter certeza de que ficará em boas mãos e, com sorte, será lida. Tome seu tempo e esforço para chegar à melhor proposta possível para chamar a atenção da produtora.

Instruções

Tome seu tempo escrevendo sua proposta antes de enviá-la (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Tenha uma grande ideia para um programa de televisão e comprometa-se com ela. Ela deve ser original e não exagerada ou, pelo menos, ser uma nova produção sobre um conceito atual. Pense um pouco nela antes de trabalhar os detalhes.

  2. Escreva um rascunho da sua proposta tomando nota dos aspectos mais importantes do programa de televisão, como o gênero, a premissa básica, a localização, o número de personagens e outros detalhes. Inclua uma nota sobre o porquê de você achar que esse programa seria uma grande adição para a rede na qual pretende lançá-la.

  3. Escreva uma proposta formal para o programa de televisão que comece com o título e gênero. Continue a escrever a logline (pequeno sumário), que é cerca de duas a três frases que descrevem a premissa do programa. Essa talvez seja a parte mais importante da proposta, uma vez que é o que vai atrair a atenção do leitor. Complete-a com uma explicação maior sobre o programa, também conhecida como sinopse, que explica em detalhes sobre o que é o programa.

  4. Ligue para a produtora que está desejando lançar a ideia antes de enviar a proposta, uma vez que ela pode não chegar nas mãos certas. Explique que você tem uma ideia para um novo programa de televisão e peça o contato de uma pessoa para enviar sua proposta. Envie-a com uma carta de apresentação e suas informações de contato.

Dicas

  • Contrate um escritor profissional para completar a proposta, caso não se sinta confortável com suas próprias habilidades de escrita. Você vai querer ter a melhor afinação possível da escrita.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article