Como escrever limitações em um relatório

Escrito por victoria gorski | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever limitações em um relatório
As limitações inerentes a um experimento empírico devem estar claramente delineadas no relatório da pesquisa (Jochen Sands/Digital Vision/Getty Images)

Adicionar exceções ou limitações num relatório impedem outras pessoas de criticar os métodos ou resultados das conclusões. Num relatório, o pesquisador deve reconhecer as limitações do método de pesquisa ou outros aspectos do relatório em seções relevantes — por exemplo, limitações que afetam os métodos usados serão incluídas na seção de metodologia. Alguns formatos de relatório especificam limitações em outra seção do relatório, como a conclusão, mas normalmente é o pesquisador quem decide onde elas devem ser escritas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Analise os métodos usados no estudo ou relatório. Procure em quais métodos faltou validação ambiental (por exemplo, experimentos de laboratório usados em um relatório social) e métodos limitados por recursos, limite de tempo, aprovação ética ou outros fatores. Considere como essas limitações podem afetar a qualidade do relatório e inclua brevemente essa informação, embora a maior parte das críticas de limitações e seus efeitos no relatório devam ser inclusas na conclusão do trabalho. Escreva sobre as limitações do método na seção "metodologia" do relatório, dependendo do formato utilizado.

  2. 2

    Olhe os resultados dos métodos utilizados (aquilo que você descobriu da sua pesquisa). Eles podem estar na forma de dados estatísticos, se houve alguma pesquisa quantitativa, ou como citações e opiniões, se métodos qualitativos de pesquisa foram usados. Se alguns dos dados coletados possuem anormalidades, você deve se referir às limitações expostas na metodologia para explicar esses resultados anômalos. Volte às limitações na metodologia e avalie de forma crítica os resultados, por exemplo, dizendo que 70% dos participantes pode não ser uma representação precisa da população inteira, porque apenas 15 participantes foram entrevistados devido a limitações de tempo. Essas limitações devem ser incluídas na seção "análise de resultados" do relatório.

  3. 3

    Refira-se às limitações na conclusão do relatório e ressalte áreas de melhoria. Por exemplo, você deve explicar que o relatório foi prejudicado devido à falta de aprovação ética na conclusão e também por que o relatório teria se beneficiado de uma maior aceitação ética. Inclua recomendações para o relatório, se o estudo deve ser realizado novamente, e certifique-se de ter coberto todas as limitações mencionadas nas seções de metodologia e resultados. Recomendações para o relatório neste caso são diferentes de recomendações para os resultados, como sugerir maior custeio para escolas públicas se um estudo educacional mostrou altos níveis de analfabetismo em algumas escolas.

  4. 4

    Adeque as limitações no relatório para seguir o formato desejado. Por exemplo, alguns relatórios usam uma seção de "validação e confiabilidade" para incluir escopo e limitações, ao invés de ressaltar e referir-se a limitações ao longo do relatório. Certifique-se de incluir o porquê das limitações degradarem a qualidade do relatório e que as limitações inclusas podem explicar de forma precisa os resultados anômalos, conclusões insuficientes ou possíveis críticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível