Mais
×

Como escrever um livro sobre o histórico familiar usando fotos

Atualizado em 22 julho, 2017

O termo "histórico familiar" tem muitas interpretações. Desde estudos de genealogia simples até memórias que capturam eventos familiares importantes, como a mudança de um irmão para um país estrangeiro, a adotação uma criança de um orfanato ou uma biografia, os históricos familiares têm o potencial de se tornarem livros. As fotos aumentam não só o ponto de vista humano das histórias pessoais, mas também a comercialização do volume acabado. Além disso, a cooperação das pessoas para compartilhar suas histórias e verificar fatos, a disponibilização de tempo e o custo são fatores a serem considerados ao se escrever um livro sobre o histórico familiar.

Instruções

O histórico familiar é enriquecido pelas experiências compartilhadas ao longo das gerações (David Sacks/Lifesize/Getty Images)
  1. Reúna relatos para o livro sobre o seu histórico familiar de duas fontes relacionadas: artefatos e contatos pessoais. Os artefatos englobam documentos como agendas pessoais, diários, fotografias e recortes de jornal. Confira em bibliotecas genealógicas e sociedades históricas em busca da linhagem de seus ancestrais e o cronograma temporal. Já os contatos pessoais requerem entrevistas em horários convenientes para ambas as partes. Confirme a disposição do entrevistado em fornecer informações. Evite uma compilação de fatos e fotos em sua narrativa. Incremente a legibilidade e a aparência do seu livro incluindo imagens e percepções casuais dos membros da família agregados em vez de manter-se no núcleo da família.

  2. Verifique e corrobore a autenticidade de todos os relatos. Obtenha os registros de batismo e comunhão em igrejas, sinagogas, mesquitas ou outras instituições de comunidades específicas. Os escritórios municipais, estaduais e nacionais são depósitos de registros legais como certidões de nascimento e óbito, certidões de casamento e carteiras de motorista, títulos de propriedade, testamentos, registros de imigração, obituários, contribuições de caridade e honras militares.

  3. Use fotografias originais dos álbuns de família e dos anuários da escola ou faculdade quando possível. Examine diretórios biográficos em busca de fotos de um ancestral renomado por suas contribuições à sociedade. Obtenha permissão para usar e escanear todas as imagens.

  4. Marque entrevistas com membros da família. Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com "sim" ou "não". Perguntas livres começando com "o que", "quando", "onde" e "como" permitem que o entrevistado rememore e que o entrevistador crie novas perguntas a partir daí para esclarecer ambiguidades. Grave a entrevista em um gravador ou faça boas anotações. Baseie suas perguntas em uma foto ou texto sobre um evento específico que possa desencadear lembranças mais pessoais do que meras fotos. Faça uma sessão com dois parentes de mesma família mas de idades e sexo diferentes para esboçar dois pontos de vista sobre um mesmo evento.

  5. Decida como imprimir e encadernar o livro. Você pode escolher simplesmente fazer um caderno familiar personalizado em espiral, ou publicar seu livro de maneira independente usando um dos muitos serviços locais ou on-line de impressão. Se for criar o livro você mesmo, forneça legendas para todas as ilustrações e salve-as em disco. Formate o texto usando seu processador de texto ou programa de imagem gráfica preferido e cole as imagens nas páginas apropriadas. Disponibilize o livro entre os membros da família em um arquivo em um CD-ROM, como um e-book, ou imprima-o e faça cópias.

Dicas

  • Consiga consentimento por escrito de todas as suas fontes caso tenha a intenção de publicar o livro comercialmente. Pesquise editoras confiáveis com uma avaliação de 4 estrelas. Envie o manuscrito para as editoras somente após ler as cláusulas e finalizar todos os detalhes contratuais. Respeite a vontade dos membros da família que desejem manter privadas certas tradições familiares.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article