Como escrever um livro usando o Microsoft Word

Escrito por linda emma | Traduzido por bruno lodo pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um livro usando o Microsoft Word
Microsoft Word

Embora não seja o programa de processamento de texto que irá materializar seu livro, o Microsoft Word, particularmente a versão 2007 ou as mais atuais, tornará essa tarefa mais fácil. Ele oferece funcões mais amigáveis de escrita, formatação, edição, referências, impressão e publicação que podem transformar a ideia de um livro em realidade.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Do Word ao livro

  1. 1

    Procure por tutoriais para publicações independentes em sites como Lulu, Xlibris e IUniverse para determinar as dimensões apropriadas para seu manuscrito. Editoras podem formatar o livro para você, mas isso você poderia fazer sem precisar pagar tão caro. Escolha as dimensões que combinem com seu estilo e com seu bolso.

  2. 2

    Formate a página. Antes de começar a digitar, configure a página indo em "Layout da página" e colocando as margens e o tamanho. É uma boa hora também para considerar cabeçalhos, rodapés e números das páginas. Escolhar a aba "Inserir" e depois o formato da página na aba de "Cabeçalhos e rodapés".

  3. 3

    Escolha sua fonte. Embaixo da aba "Casa", você pode escolher estilo, tamanho e cor da fonte. Embora possa passar por sua cabeça usar uma fonte mais extravagante, a maioria das editoras desencoraja isso, especialmente se seu livro for ter muitas páginas. Por isso, invista no básico. Use uma fonte e estilo que seja confortável aos olhos.

  4. 4

    Monte os parágrafos. Ainda sob a aba "Casa", vá à seção "Parágrafo" para escolher o espaçamento entre as linhas, justificação e o espaço entre os parágrafos.

  5. 5

    Escreva. Digite todo seu texto. O Word adicionará mais páginas automaticamente, se necessário. Irá corrigir os erros de gramática e oferecer as correções.

  6. 6

    Edite seu livro. Uma das opções mais convenientes do Word 2007 é a "Revisão". É uma ótima ferramenta de autoedição e facilita a vida de uma segunda pessoa que possa vir a revisar e comentar seu trabalho. Vá à aba "Revisão". Enquanto você edita e encontra uma questão ou alguma coisa que queira alterar, grife a passagem e clique em "Novo comentário". O Word irá automaticamente inserir uma coluna e um balão onde você ou seu editor poderão inserir sugestões e mudanças. Se você decidir aceitar a alteração, clique em "Aceitar". Você pode também rejeitar ou simplesmente deletá-la. "Rastrear" permite que você rastreie as mudanças feitas por outra pessoa (ou por você mesmo).

  7. 7

    Cite seu trabalho. Se está escrevendo um trabalho que requer citações, vá à aba "Referências", onde você pode gerenciar as fontes citadas em qualquer formato que você queira. Pode também inserir índices com conteúdos, tabelas e gráficos, legendas, notas de roda pé e bibliografia.

  8. 8

    Salve seu trabalho. O Word oferece a opção comum de salvar, mas também permite que você salve seu trabalho em vários formatos. Se estiver usando o Word para preparar o texto para publicação, terá que salvar o documento no formato PDF. Você pode baixar o programa apropriado do site da Adobe e então salvar seu trabalho nesse formato protegido contra mudanças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível