on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever metas SMART com palavras da ação

Atualizado em 17 abril, 2017

Todo mundo tem objetivos ou metas, mas poucos se preocupam em elaborar um plano de ação concreto para alcançá-los. Para aqueles que o fazem, o consultor de gestão Peter F. Drucker refinou o processo de definição de metas, formulando e definindo os critérios de uma boa meta em seu livro "The Practice of Management" (em português, As práticas de gestão). Drucker é creditado por ser o primeiro a usar as metas "SMART". Ele recomenda que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e vinculadas com o tempo. Nós chamamos uma meta com essas características de SMART, onde SMART é uma sigla para as iniciais das cinco características. Além disso, os estabelecedores de metas recomendam a elaboração de metas SMART usando palavras de ação que especifiquem o que você precisa fazer para cumpri-las.

Instruções

Metas SMART ajudam um negócio funcionar melhor (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Escolha um objetivo específico, e defina-o usando palavras de ação. Divida o objetivo, ou meta, em partes de ações necessárias para alcançá-lo. A definição do objetivo deve especificamente responder a pergunta "O que eu quero atingir?" Por exemplo, "Eu espero aumentar a minha renda e me tornar mais feliz" é um objectivo muito geral e sem prazo para conclusão, no entanto, "Eu quero aumentar minha renda 100% até o próximo janeiro, e eu vou fazê-lo por trabalhar 20 horas a mais por semana no restaurante do Catina da Mama" é muito mais específico.

    Loading...
  2. Faça a sua meta mensurável para quantificá-la usando números para garantir que você saiba exatamente quando tiver atingido a meta. Quantificar o objetivo também permite medir o progresso alcançado em direção a ele. No exemplo, é possível monitorar mensalmente, até mesmo semanal, a renda de modo que você saiba que está no caminho certo.

  3. Escolha um objetivo atingível e determine se você tem recursos suficientes. Pergunte a si mesmo "Isto é possível?" e escreva o limite específico de recursos que você pode encontrar e como superá-lo. Por exemplo, se você já trabalha 60 horas por semana no restaurante Cantina da Mama, então trabalhar mais 20 horas pode não ser viável. Descubra se outras pessoas em situações semelhantes fizeram isso com sucesso.

  4. Estabeleça uma meta realista. Não defina seus objetivos muito altos ou muito baixos. Uma meta muito alta pode resultar em fracasso e expectativas frustradas. Uma meta baixa e facilmente atingível não lhe dará a plena satisfação de ter conseguido algo digno e notável. Se o aumento da renda em 100% em alguns meses parece ambicioso demais, reduza a meta para 50%.

  5. Estabeleça uma meta vinculada ao tempo. Uma meta com prazos permite medir o progresso que você está fazendo para alcançá-la. No exemplo, "no próximo janeiro" fornece um determinado período de tempo no qual trabalhar. Usando palavras de ação, escreva o que precisa ser feito a cada semana ou mês. A frequência do monitoramento do progresso, é claro, depende do objetivo. Se o objetivo é definido para um único dia, realize o monitoramento de hora em hora.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...