Como escrever um modelo de carta para devedores

Escrito por kara page | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um modelo de carta para devedores
Escrever uma carta para devedores requer um tom claro, firme e compassivo. (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Se você trabalha para um banco, companhia de crédito, agência de cobrança ou convênio de saúde, ou possui seu próprio negócio, você provavelmente precisará cobrar dívidas. Existem leis locais que regulamentam o processo de cobrança de dívidas, protegendo os direitos tanto dos devedores quanto dos cobradores. Além disso, um modelo profissional e apropriado de carta para cobrar dívidas é uma ferramenta valiosa para alcançar a liquidação da dívida. Essa cartas podem variar muito dependendo do tipo de cobrança e do período de tempo que o devedor tem para pagar a dívida. Mas todas essas cartas devem claramente e de modo simples comunicar o processo de pagamento desejado evitando a impressão de ser abusiva ou enganosa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Digite seu nome e o nome de seu negócio ou companhia na parte superior da página, em seguida coloque seu endereço. Dê espaço duplo e digite a data atual.

  2. 2

    Dê espaço duplo e digite as informações do devedor, incluindo seu nome e o nome de seu negócio (se for uma cobrança de dívida comercial) e o endereço correspondente. Dê espaço duplo e digite uma saudação formal como "Querido Sr." e o sobrenome do devedor.

  3. 3

    Dê espaço duplo outra vez e digite seu primeiro parágrafo. O conteúdo desse parágrafo vai variar dependendo de muitos fatores, incluindo se esta é a primeira notificação ou a notificação final, a relação (se existir alguma) entre você, o cobrador e o devedor, e o tipo de dívida a qual você se refere. Entretanto, o parágrafo deve explicar claramente que você está contatando o devedor com o propósito de receber o débito específico que possui e que provavelmente está atrasado. Certifique-se de colocar o número da conta associada com o débito ou mencionar o serviço recebido que não foi pago ainda.

  4. 4

    Dê espaço duplo e digite o segundo parágrafo, no qual você vai oferecer uma possibilidade de planos de pagamento ou redução. Deixe o devedor saber que você está disposto a trabalhar em conjunto para resolver a dívida. Se esta for uma notificação final, lembre o devedor de suas tentativas anteriores de resolver e diga a ele que está recebendo a notificação final.

  5. 5

    Dê espaço duplo novamente e digite seu parágrafo de conclusão. Expresse seu desejo de receber alguma forma de notificação em retorno e o pagamento, tipicamente por telefone ou carta. Você pode solicitar um período de tempo específico para receber essa comunicação ou pagamento. Se sentir que é necessário, informe ao devedor o próximo passo no processo se ele não comunicar ou realizar o pagamento, mas evite ser rude.

  6. 6

    Dê espaço duplo e digite um encerramento formal, como "sinceramente" e digite seu nome completo, cargo e número de telefone. Depois de imprimir, você deve assinar o documento, apesar de não ser necessário para fins legais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível