Mais
×

Como escrever uma nota de pesar

Atualizada February 21, 2017

A melhor maneira de escrever uma nota de pesar é simplesmente dizer o que você sente. Dessa maneira, você deve enviar suas condolências assim que souber da notícia da morte. As dicas a seguir servem para quem tiver dificuldade com as palavras durante o momento difícil após a morte de alguém.

Instruções

Um exemplo de nota de pesar
  1. Use um papel personalizado e uma caneta de cor azul ou preta.

  2. Escreva ao parente mais próximo do falecido, como a viúva ou filho mais velho, se você conhecer o falecido bem, mas não sua família. Se você não tiver conhecido o morto, escreva ao parente com quem você tem mais intimidade e expresse seu desejo de dar conforto, mesmo que ele ou ela não seja o parente mais próximo do falecido.

  3. Expresse condolências pela família e reconheça sua perda: "Por favor aceite minhas condolências pela terrível perda de seu pai."

  4. Inclua uma memória pessoal ou reconheça o caráter e as realizações do falecido. Se você não conhece o falecido, você pode simplesmente dizer: "Deve ter sido maravilhoso ter ele (ou ela) em sua vida."

  5. Ofereça suporte e assistência em qualquer maneira necessária se você conhece a pessoa para quem você está escrevendo.

Dicas

  • Evite se deter sobre os detalhes da morte.
  • Evite eufemismos ou conclusões dramáticas como "Ele foi para um lugar melhor" ou "Foi assim que Deus quis," o que pode parecer uma espécie de contorno sobre a questão da morte ou o sofrimento das pessoas que estão de luto.

Coisas Necessárias

  • Cartões em branco
  • Papéis personalizados
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article