on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever uma nota de rodapé citando a Constituição

Atualizado em 17 abril, 2017

No mundo da citação acadêmica, documentos legais são uma anomalia. Um documento legal, como a Constituição, não é um livro nem um artigo. Em vez disso, ela ocupa uma classe única junto com os documentos governamentais. Para citar a Constituição em uma nota de rodapé, você deve se referir ao artigo, à seção e à cláusula específicos que você está citando.

Instruções

A Constituição, um documento icônico, requer referências específicas na escrita acadêmica (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escreva o artigo e o parágrafo antes de citar. Isso está sempre escrito nos documentos constitucionais; cada artigo está enumerado (por exemplo, Art. 2, Parágrafo I). Anote em um papel para transferir para uma nota de rodapé.

    Loading...
  2. Anote a emenda à qual você está se referido se você estiver citando uma emenda adicional. As emendas não estão divididas em seções ou cláusulas. Quando citar uma delas, apenas se refira a seu número.

  3. Você deve achar um botão "inserir nota de rodapé" na tela do seu processador de texto. Clique nele ao final da escrita. A opção "nota de rodapé" ou "rodapé" geralmente está localizada na aba "inserir" no topo da página.

  4. Escreva o nome da Constituição, assim como todas as especificações. Você deve escrever "Constituição da República Federativa do Brasil", Artigo X, Seção Y, Cláusula Z (substitua os números do artigo, seção e cláusula por variáveis). As citações de emendar devem ficar "Constituição da República Federativa do Brasil, Emenda X".

  5. Escreva a citação com abreviações se você for colocar notas constitucionais adicionais. Para os artigos, por exemplo, siga a forma "Art. X".

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...