Como escrever um bom obituário: 10 passos fáceis

Escrito por rachel reeves | Traduzido por erika f curto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um bom obituário: 10 passos fáceis
Planeje um obituário antes de começar a escrevê-lo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Escrever um obituário pode ser difícil, seja para um parente, um amigo, você mesmo ou até mesmo um trabalho de classe. Os obituários muitas vezes assustam as pessoas, então são adiados, apressados, ou escritos de uma forma que torna difícil para qualquer um reconhecer a pessoa que morreu. Há maneiras de contar a história da vida de alguém sem o uso de clichês, exageros ou fazer a pessoa soar maçante. Ninguém vive a mesma vida, portanto todos são extraordinários. Ressalte as coisas únicas e honre o falecido.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Decida onde o obituário será publicado. Será em um jornal de alcance nacional? Um jornal regional, ou apenas local? Como você escreverá o obituário depende de onde ele será visto. Alguns jornais são formais e simplesmente querem os fatos. Outros preferem um obituário mais pessoal, contanto quem era a pessoa e por que será sentida sua falta. Claro, caso o obituário seja para um projeto de classe, seu professor deverá orientar o foco.

  2. 2

    Planeje o que será incluído antes de começar a escrever. Há diversos modelos de obituários excelentes disponíveis on-line. Seguir um desses pode ajudá-lo a decidir o que escrever -- e o que não escrever. Lembre-se que um obituário não deve ter o tamanho de um livro. A vida de uma pessoa pode soar extraordinária mesmo em alguns parágrafos.

  3. 3

    Não exclua a vida da pessoa. Alguns obituários apenas listam fatos -- quando a pessoa nasceu, onde estudou, com quem se casou e quando morreu. Pense nos fatos básicos e então expanda e dê cor a eles. Lembre-se de que você está escrevendo sobre alguém que provavelmente viveu uma vida plena. Faça com que soe dessa forma.

  4. 4

    Liste o que foi único na vida da pessoa. Ela passou um ano na Tailândia? Foi voluntária em algum abrigo de animais? Escrevia artigos em seu tempo livre? Cantava no coro da igreja? Todas essas coisas deixam que o leitor saiba algo sobre o que era importante ao falecido e quem ele realmente foi.

  5. 5

    Decida se quer incluir a causa da morte. Algumas vezes, a família opta que a informação -- particularmente se a pessoa morreu de alguma doença ou enfermidade -- seja privada. Outras vezes, o falecido pode ter planejado que a causa de sua morte fosse ou não listada. Siga os desejos do falecido ou da família, não os seus.

  6. 6

    Faça com que o obituário soe interessante. Algumas pessoas incluem apenas fatos básicos para economizar dinheiro no custo da publicação em um jornal. Lembre-se que essa pode ser a única, ou a última, coisa a ser publicada sobre a pessoa. Não a subestime.

  7. 7

    Descubra quem era importante para o falecido e por quê. Escolher quem incluirá como amigo e família em um obituário é importante. Deixar alguém de fora que foi especial ao falecido ou adicionar alguém com quem ele não falava há uma década não apenas é impreciso, mas também pode causar raiva nas pessoas deixadas de fora. Não se esqueça de incluir as pessoas que precederam o falecido em morte.

  8. 8

    Cite onde será o funeral. Inclua o horário e o local, bem como telefone ou outro meio de contato para mais informações.

  9. 9

    Confirme novamente o horário e o local do funeral antes de adicioná-lo ao obituário para que as pessoas não cheguem em um dia diferente ou no local errado. Inclua informações sobre flores e quaisquer fundos que possam ser doados ou desejos que o falecido tinha.

  10. 10

    Revise. Não mande o obituário para a impressão sem revisá-lo pelo menos três vezes e antes de dá-lo para outra pessoa revisar também. Caso um obituário com um erro gritante saia no jornal, pode causar raiva ou chatear a família e os amigos.

Dicas & Advertências

  • Nunca imprima um endereço de casa em um obituário. Isso pode dar pistas a ladrões de que a casa encontra-se vazia no dia do funeral.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível