Mais
×

Como escrever uma paráfrase

Atualizada April 17, 2017

Parafrasear significa passar a informação de um texto para suas próprias palavras. Diferentemente do sumário, a paráfrase não condensa a informação fornecendo apenas uma visão geral. Em vez disso, a paráfrase deve ter sempre o mesmo tamanho do texto original, e deve ser totalmente escrito com suas próprias palavras e refletindo o significado do texto original. Os passos abaixo ajudam a saber quando usar uma paráfrase e como fazê-la.

Instruções

Saiba como e quando parafrasear (texte image by Gautier Willaume from Fotolia.com)

    Por que parafrasear

  1. Use a paráfrase para esclarecer informações. Se você acha que pode deixar algo mais claro, eficiente e mais interessante do que um texto, faça.

  2. Use a paráfrase para explicar informações complexas. Digamos que você esteja escrevendo um artigo para um público comum sobre procedimentos médicos, e as suas fontes explicam os procedimentos usando um tom complexo de jargão médico. Provavelmente, um público comum não entenderá estes jargões, então passar a informação para uma linguagem mais cotidiana seria bom para o leitor.

  3. Use a paráfrase para adaptar o seu texto ao nível de leitura de seu público. Pense no seu público todas as vezes que escrever. Substitua palavras difíceis e complexas ou sentenças por estilos e palavras mais compreensíveis.

    Escrevendo uma paráfrase

  1. Primeiramente leia o material que você deseja parafrasear. Leia diversas vezes para que você entenda bem.

  2. Procure por palavras ou frases complexas no dicionário. Use um dicionário de sinônimos para te ajudar, mas preste atenção ao aviso abaixo.

  3. Reestruture a sentença ou a ordem delas se você estiver parafraseando um parágrafo.

  4. Coloque o texto ao seu lado e escreva o seu significado com as suas próprias palavras.

  5. Compare o comprimento do seu texto com o do texto original, que deve ser igual. Lembre-se, uma paráfrase não condensa o material.

  6. Garanta que o significado do que você escreveu é o mesmo do texto original. Tome muito cuidado para não enviesar ou influenciar as informações de nenhuma maneira.

  7. A paráfrase deve fazer sentido por si só. Isso significa que você está escrevendo um parágrafo ou uma sentença que possa ser lida sozinha. Se a paráfrase não faz sentido, revise-a.

  8. Cite a sua paráfrase usando um método aceitável de citação. Lembre-se que não são suas as ideias, então você deve dar crédito para a fonte de onde você as tirou.

Dicas

  • Cheque e revise tudo. Você nunca será cuidadoso demais. Cheque se a sua paráfrase reflete o significado do texto original acuradamente, se está completamente em suas palavras, se faz sentido e se está contém a citação

Avisos

  • Tenha cuidado ao usar um dicionário de sinônimos. Mesmo sendo um ótimo recurso, sinônimos podem não ser permutáveis e as conotações das palavras devem ser levadas em consideração. Por exemplo, "privado" e "íntimo" podem ser sinônimos, mas eles tem conotações muito diferentes. Garanta que as palavras selecionados neste dicionário combinem com o significado e com o contexto tanto da paráfrase quanto do texto original.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article