on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever perfis de personalidade dos personagens

Atualizado em 21 novembro, 2016

O perfil de personalidade detalha um personagem para o uso na escrita criativa. Embora usado geralmente no mundo da ficção, também pode ser uma ferramenta útil na escrita não ficcional. Por exemplo, se você estiver escrevendo algo sobre uma pessoa específica, um perfil detalhado ajudará a envolver seus leitores e dará a eles um entendimento de qualidade sobre o que dá crédito ao personagem. Alguma estratégia e técnicas ajudarão você a escrever um perfil eficaz.

Instruções

Perfis de personalidade de personagens podem ser uteis na ficção criativa e na escrita não ficcional (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Defina o que faz seu personagem ser relacionável, o que ajuda ele a se destacar da multidão. As características podem incluir onde ele mora, onde trabalha e alguma informação sobre sua família. Os itens que fazem com que ele se destaque podem ser uma capacidade psíquica ou o fato de ser presidente de uma organização. Essa informação pode ajudar a definir o personagem.

    Loading...
  2. Fale sobre a história do personagem que possa explicar comportamentos ou perspectivas. mesmo se você não acreditar que a natureza molde as perspectivas, alguns podem achar que o ambiente em que o personagem vive tem algum papel em seu comportamento e visão de mundo. Incluir algumas dessas informações pode ser muito benéfico para o leitor e para guiar sua escrita.

  3. Ofereça características físicas que ajudem o leitor a visualizar a pessoa, mesmo sem acompanhamento visual. O que você escolher incluir irá não apenas ajudar você a visualizar o personagem conforme escreve, mas também pode ajudar a construir a imagem mental que o leitor tem ao ler.

  4. Inclua anedotas que mostrem como seu personagem se comporta. Não diga aos leitores como ele se comporta. Dizer ao leitor que alguém é generoso não é tão eficaz quando dar um exemplo de um momento em que ele se doou altruisticamente a alguém. As anedotas também permitem que o leitor avalie o motivo, o que também ajuda a definir o personagem.

  5. Liste algumas coisas favoritas que ajudem o leitor a entender melhor o personagem. Se ele tiver um tipo de música favorito ou um hobby, como jazz ou pintura de miniaturas, eles podem ser importantes para ajudar a defini-lo.

  6. Explore os objetivos do seu personagem. O que alguém quer da vida pode dizer muito sobre quem a pessoa é. Para o perfil de personalidade do seu personagem, descreva suas esperanças e sonhos. Da mesma forma, você pode indicar que ele não tem objetivos, o que também ajuda a definir sua personalidade.

  7. Veja perfis de personalidade como inspiração para os traços do seu personagem. Por exemplo, o Myers-Briggs Type Indicator define diferentes tipos de personalidade. Usar um dos tipos de personalidade, como o guardião ou o cuidador, pode ajudar a construir seu personagem mais facilmente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...