Como escrever um plano de comunicação estratégico

Escrito por bridgette austin | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um plano de comunicação estratégico
Tenha uma estratégia de marketing bem elaborada (Market invest strategy image by drx from Fotolia.com)

Comunicação de marketing é essencial para a marca de uma empresa e sua estratégia de marketing. Para levar suas mensagens ao público-alvo, as organizações referem-se a planos de comunicação estratégica para implementar campanhas de marketing. Expor claramente as funções de comunicação por trás de publicidade, promoções e relações públicas permite que as empresas sejam proativas e não reativas contra a concorrência e ambientes de negócio. Ela também ajuda as empresas a gerenciarem os custos de campanha e ficarem dentro do seu orçamento de marketing. Após a implementação de um plano estratégico de comunicação, os profissionais podem avaliar quais canais de comunicação funcionaram e quais devem revistos ou eliminados do processo de planejamento estratégico.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Software de processamento de texto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Comece com a história de fundo sobre por que você está implementando um plano estratégico de comunicação. Enquadre as questões e tendências do mercado de condução de comunicação e as atividades de marketing no mercado. Analise as estratégias de comunicação do passado que funcionaram ou não funcionaram para organizações semelhantes.

  2. 2

    Estabeleça seus objetivos de comunicação. Esclareça o que você quer alcançar em termos de imagem de marca, envolvimento do cliente e vendas da empresa. Estabeleça metas que podem ser medidas durante e depois das campanhas de comunicação, e forneça um indicador adequado para o sucesso. Certifique-se de que os objetivos de seu plano estratégico de comunicação estejam em linha com as metas de sua organização global de negócios e visão de longo prazo.

  3. 3

    Descreva o seu público-alvo ideal. Use grupos focais, pesquisas, prospecção e entrevistas feitas pessoalmente para identificar a identidade e desafios do seu alvo. Colete informações demográficas, incluindo a renda familiar, nível de escolaridade, idade, etnia e profissão. Saiba como, onde e quais ferramentas de comunicação o seu público-alvo utiliza para consumir informações e tomar decisões de compra.

  4. 4

    Decida a sua tática de atividade de comunicação. Identifique publicações online, em tv, rádio ou impressa para inserir mídia e publicidade. Coordene concursos, abertura de lojas, lançamentos de produtos, seminários de clientes, eventos promocionais e apoio de celebridades para estabelecer relacionamentos com empresas parceiras e gerar interesse em torno de seus produtos. Crie boletins informativos, comunicados de imprensa, mensagens de e-mail e conteúdo de mídia social para educar os funcionários e o público sobre suas iniciativas de comunicação.

  5. 5

    Avalie os recursos disponíveis para planejar e executar o seu plano estratégico de comunicação. Determine o seu orçamento e decida onde seus fundos serão gastos. Divida as tarefas entre os departamentos, membros da equipe e fornecedores externos. Escolha as principais partes interessadas e decida que tipo de apoio você terá que fazer para que o seu plano estratégico de comunicação seja bem-sucedido.

  6. 6

    Explique como você vai monitorar e medir os resultados durante e após as atividades de comunicação. Liste as ferramentas manuais e automatizadas que você irá usar para agregar e analisar informações para futuras campanhas.

Dicas & Advertências

  • Tenha um plano de emergência para imprevistos. Seja flexível e ágil caso seu orçamento de marketing seja cortado, produtos necessitem de recall ou membros da equipe sejam demitidos. Desenvolver um programa de gerenciamento de crise ajuda a reduzir a chance de imprensa negativa, prejuízos financeiros e moral baixa dos funcionários.
  • Treine porta-vozes e executivos que irão se comunicar com o público e a mídia. Enquanto alguns atores podem ser capazes de falar confortavelmente para grandes audiências, outros requerem mais prática para falar com confiança e comunicar mensagens-chave da sua campanha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível