×
Loading ...

Como escrever a premissa de um roteiro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Por mais estranho que pareça, a premissa de seu roteiro será gerada pela trama e pela história, não o contrário. A premissa é algo que você encontrará nos temas primordiais de sua história. É o que provém as motivações subjacentes de seus personagens e lhe permite estruturar a trama. Provavelmente você terá de voltar e reescrever um pouco sua história. No entanto, quando você encontrar a premissa de seu roteiro, os elementos da narrativa irão realmente se encaixar.

Instruções

Premissa de um roteiro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Leia o que você já tem. Você talvez não progrediu a ponto de escrever o roteiro entretanto, provavelmente terá várias notas, uma história geral e uma linha de trama, assim como esboço dos personagens. Olhe para todo o seu material cuidadosamente, procurando por elementos em comum.

    Loading...
  2. Tome nota de temas importantes. Enquanto lê seu roteiro e suas notas, procure por temas importantes que percorrem o trabalho. Tome nota de tudo isso. Procure por conexões entre eles. Essa é a base de sua premissa.

  3. Procure sua mensagem. Enquanto você não quer bater na cabeça de seu expectador com o que você quer dizer, seu roteiro provavelmente estará contando uma história mais profunda. Geralmente isso é fundamental sobre a condição humana. Pergunte a si mesmo, baseado em suas notas, qual é a mensagem da sua história.

  4. Escreva sua premissa em uma breve sentença. A premissa de seu roteiro deverá ser transmitida em uma curta e breve sentença. A premissa do roteiro geralmente esbarra em experiências humanas fundamentais - bem, mal, amor, ódio, coragem, violência - e suas relações uma entre as outras e seus amplos papéis no mundo. Não se preocupe se sua premissa soar simplória. Deverá soar.

  5. Reescreva o que você já tem. Enquanto baseia sua premissa no que você já tem, você também vai querer criá-la de maneira mais coerciva, como se fosse algo que você traria depois do fato. Olhe em suas cenas, diálogos, esboços de personagens, notas de história, e qualquer outra coisa que você tiver. Procure por lugares em que o que você tem não se encaixa em sua premissa. Reescreva-os para que se correlacionem com o que seu roteiro quer dizer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...