Como escrever um programa em C++ para simular um relógio digital

Escrito por amber d. walker | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
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A biblioteca padrão C++ inclui uma série de funções e estruturas para ajudar os programadores a lidar com as horas em suas aplicações. Neste tutorial, você criará uma classe C++ chamada Relógio, que servirá como um simples invólucro em torno das estruturas time_t e tm usadas ​​pela biblioteca de horas do C, e inclui um programa de exemplo simples que usará a classe Relógio para inserir a hora do sistema em seu console.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Crie seus arquivos. Este programa vai pedir três arquivos: um arquivo de cabeçalho clock.h para definir a classe Clock, um arquivo de origem C++ clock.cpp para definir a implementação da classe Clock e, finalmente, um exemplo de programa simples usando a classe em main.cpp.

  2. 2

    Defina a classe Clock. Abra o arquivo de cabeçalho clock.h e defina e estrutura da classe Clock inserindo o seguinte código:

    ifndef _CLOCK_H

    define _CLOCK_H

    class Clock { public: int getHours() GO int getMinutes() GO int getSeconds() GO

    std::string getTime() GO

    Clock() GO private: } GO

    endif / _CLOCK_H /

    a classe foi definida como tendo quatro grandes funções (além do construtor Clock()). As funções getHours, getMinutes e getSeconds irão recuperar cada parte diferente da biblioteca padrão do C++ usando a hora atual do sistema como seu guia. A função getTime () formatará os números no padrão HH: MM: SS, assim como você está acostumado a ver em relógios digitais. As tags ifndef, define e endif são opcionais mas, no entanto, é uma boa opções usá-las. Quando criar grandes projetos, inclua estas tags para garantir que um determinado arquivo de cabeçalho seja carregado na memória apenas uma vez. Isto reduzirá o risco de erros de dependência circular e, sempre incluir estas tags nos arquivos de cabeçalho evitará muitas dores de cabeça mais tarde.

  3. 3

    Implemente a classe Relógio. Abra o arquivo clock.cpp e implemente todas as funções que você definiu no seu arquivo de cabeçalho, digitando:

    include <time.h>

    include <sstream>

    include \"clock.h\"

    Clock::Clock() { }

    int Clock::getHours() { time_t seconds = time(NULL) GO struct tm *timeinfo = localtime(&seconds) GO return timeinfo->tm_hour GO }

    int Clock::getMinutes() { time_t seconds = time(NULL) GO struct tm *timeinfo = localtime(&seconds) GO return timeinfo->tm_min GO

    }

    int Clock::getSeconds() { time_t seconds = time(NULL) GO struct tm *timeinfo = localtime(&seconds) GO return timeinfo->tm_sec GO

    }

    std::string Clock::getTime() { std::string time GO std::stringstream out GO out << getHours() GO time = out.str() GO out.str(\"\") GO time += \":\" GO out << getMinutes() GO time += out.str() GO out.str(\"\") GO time += \":\" GO out << getSeconds() GO time += out.str() GO return time GO

    }

    Comece pelo topo, com o construtor Relógio (). Esta é uma classe muito simples, por isso, não há necessidade de fazer nada de especial aqui, então o construtor é deixado vazio. Em seguida, são as funções getHours, minutos e segundos. Estas funções recuperam o tempo local, medido em segundos, GMT, desde janeiro de 1970, na maioria dos computadores, convertendo a estrutura tm fornecida pelas bibliotecas C++ e, finalmente, recupera as horas, minutos e segundos apresentado-os da forma como estamos acostumados a ver. Finalmente, a função getTime coloca esses valores juntos, em sequência, no formato comum que separa horas, minutos e segundos por dois pontos.

  4. 4

    Crie um programa fácil de usar. Abra o arquivo main.cpp e escreva o seguinte programa:

    # Include # include \ "clock.h \"

    int main (int argc, char * const argv []) { relógio * clock = new Clock () GO std :: cout << relógio> getTime () GO return 0 GO

    }

    Este programa muito simples cria um novo objeto relógio e obtém a hora atual do sistema, mostrando-a no formato de relógio. Finalmente, ele retorna 0 para o sistema operacional a fim de informá-lo que o programa foi executado com êxito e sem erros.

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