Como escrever um programa em Excel VBA

Escrito por shawn mcclain | Traduzido por diego feijo cabral silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um programa em Excel VBA
Como escrever um programa em Excel VBA (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O Visual Basic for Applications, ou VBA, é uma linguagem de programação simples incluída pela Microsoft em vários programas do Office, inclusive o Excel 2010. Com o VBA é possível escrever códigos que possam interagir ou exportar para sua planilha do Excel. Os programas em Excel VBA com frequência são denominados macros, pois eles normalmente são criados para desempenhar tarefas repetitivas na planilha. Para criar uma macro VBA no Excel, basta abrir o editor de VBA e utilizar a sintaxe correta para iniciar o programa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure o arquivo do Excel que você deseja aumentar através da inclusão de um programa de VBA. Dê um clique duplo no arquivo para abrir a planilha.

  2. 2

    Mantenha pressionada a tecla Alt e aperte F11 para abrir o editor de VBA; ele será aberto em uma nova janela.

  3. 3

    Clique com o botão direito do mouse em qualquer uma de suas planilhas, listadas na coluna estreita à esquerda do editor de VBA. Passe o mouse sobre "Inserir" e selecione "Módulo"; um novo módulo será incluído, somente para manter o seu programa de VBA na lista. Dê um duplo clique no módulo exibido, e a metade direita do editor de VBA se tornará branca.

  4. 4

    Clique no lado direito do editor de VBA; aparecerá um cursor piscante. Escreva o seguinte código no editor:

    Sub Name()

    Substitua "Name" por qualquer denominação de sua preferência para a sua sub-rotina. Aperte Enter para completar a linha e o editor de VBA irá colocar automaticamente o comando "End Sub" em uma linha abaixo do cursor. É assim que todas as macros criadas por você no VBA serão iniciadas.

  5. 5

    Crie as variáveis do seu programa nas linhas seguintes. Inicie cada linha com a palavra "Dim" (definir), o que significa que você está criando uma variável. Digite o nome da variável seguido pela palavra "as", e depois o tipo de variável. Por exemplo, tanto "Dim x as Integer" (Definir x como Inteiro) como "Dim y as a Variant" (Definir y como Variável) são aceitáveis. Se você tiver múltiplas variáveis do mesmo tipo, coloque-as na mesma linha separadas por uma vírgula, como "Dim x, y as Integer" (Definir x, y como Inteiro).

  6. 6

    Introduza o código real para o seu programa abaixo das variáveis. Digite o seu código em minúsculas, pois o VBA irá capitalizar automaticamente os comandos reconhecidos por ele, o que pode ajudar você a escrever o seu código. O VBA irá ajudá-lo a completar certos comandos. Por exemplo, quando for digitado "Range" (Categoria) para iniciar uma linha do código que selecionará uma categoria de células na planilha, o VBA exibirá uma pequena caixa ao lado do cursor informando o formato correto para completar o argumento. Quando for necessário nomear certas funções no seu código, não será preciso digitá-las, pois você poderá selecioná-las da lista exibida automaticamente pelo VBA.

Dicas & Advertências

  • Para executar o programa, aperte o botão "Play", localizado próximo à parte superior da janela do editor VBA.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível