Como escrever uma proposta de contratação de novos funcionários

Escrito por jennifer vanbaren | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
Como escrever uma proposta de contratação de novos funcionários
Pesquise os recursos financeiros da empresa e seu potencial de expansão antes de propor a contratação de funcionários adicionais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Uma proposta é um documento formal preparado para convencer o leitor a fazer alguma coisa. O diretor de recursos humanos escreve uma proposta de contratação de mais pessoas quando sente que trabalhadores adicionais beneficiariam a empresa. Este tipo de texto explicita o problema de forma profissional e clara, oferece uma solução e pede que o leitor tome as medidas necessárias.

Instruções

  1. 1

    Determine quem vai escrever essa proposta. Normalmente, o diretor de recursos humanos é quem o faz. No entanto, em sindicatos, vários funcionários unem esforços para alcançar este objetivo. Se eles sentirem que a empresa precisa de mais pessoas, os funcionários se reúnem e desenvolvem a proposta em conjunto.

  2. 2

    Crie uma carta de apresentação. Inclua os nomes de todos os funcionários responsáveis pelo texto, bem como o nome da pessoa a quem a proposta é dirigida, que pode ser um gerente, um supervisor ou o proprietário da empresa. Inclua um título curto na carta de apresentação e coloque a data abaixo dessas informações.

  3. 3

    Prepare a introdução. Uma proposta começa com uma introdução que explica claramente o problema e oferece uma solução. O problema, neste caso, é que há trabalho demais para o número de empregados. A solução é a contratação de mais pessoas.

  4. 4

    Explicite os benefícios da solução. Na introdução, inclua vários benefícios importantes que a empresa receberia ao aceitar essa proposta e tomar medidas para implementá-la. No mundo dos negócios, você deve mostrar como a contratação de mais pessoas irá afetar o saldo ou a margem de lucro. Por exemplo, o diretor de RH de um jornal pode solicitar a contratação de funcionários adicionais a fim de desenvolver um departamento digital que permita à empresa otimizar as receitas com postagens de propagandas em sites de mídia social, associadas aos site da empresa.

  5. 5

    Explique detalhes da proposta. Após finalizar a introdução, comece a escrever o corpo da carta. Explique os detalhes: quantas pessoas são necessárias, por quê, e alguns dos aspectos em que a empresa se beneficiaria. No exemplo dado, dê a receita adicional projetada. Isso é, se um jornal concorrente tem 60 mil seguidores no Twitter ou fãs no Facebook, e sua publicação impressa tem 40 mil leitores, você pode facilmente demonstrar o potencial de crescimento.

  6. 6

    Inclua as informações financeiras. Para determinar os custos, os redatores da proposta devem pesquisar esta parte com cuidado. O leitor vai querer saber quais serão os efeitos financeiros da proposta e se os valores incluídos são factuais. Para aumentar a credibilidade dos números, use informações estatísticas – por exemplo, o que aconteceu com empresas em ramos semelhantes quando foi empregada a mesma tática proposta – e encontre correlações usando os lucros atuais e projetados da sua empresa.

  7. 7

    Conclua a carta. A conclusão deve conter um resumo dos detalhes da proposta. Retome quaisquer efeitos positivos – como os benefícios na margem de lucro e na moral dos funcionários. Agradeça ao leitor por considerar essa ideia, assine e date o documento.

Dicas & Advertências

  • A abordagem adequada à proposta varia de acordo com o negócio. Por exemplo, algumas empresas consideram opiniões apenas de gestores ou diretores de departamento e podem até disciplinar outros funcionários que sugiram uma mudança tão grande, alegando insubordinação.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível