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Como escrever uma proposta de marketing

Atualizada February 21, 2017

Uma proposta de marketing deve esboçar modos de aperfeiçoar ou aumentar o atual plano de marketing. A importância de uma proposta de marketing não deve ser subestimada: uma proposta bem escrita é, muitas vezes, a diferença entre perder ou ganhar o projeto.

Instruções

Um plano de marketing pode fazer a diferença (Alistair Berg/Digital Vision/Getty Images)
  1. Analise a atual estratégia de marketing. Pesquise a empresa e a história do projeto para adquirir uma compreensão profunda da situação e das estratégias que estão sendo utilizadas.

  2. Faça uma análise de marketing: O que os concorrentes da empresas estão fazendo? No que eles são bem sucedidos e em que aspectos encontraram problemas?

  3. Análise o público: Quem a empresa está tentando atingir? Quais são as idades, ocupações, localidades geográficas, status social, status econômico e percepções de seu público? Estude o material e eventos de marketing atuais da empresa ou pergunte a respeito deles a um representante da empresa.

  4. Defina áreas problemáticas. Erros comuns a evitar incluem materiais direcionados ao público errado, materiais sem foco específico, informação em excesso, conceitos vagos e texto incompreensível.

  5. Identifique os públicos-alvo. Considere que a faixa etária e socioeconômica deve corresponder a um público alvo adequado.

  6. Faça uma lista das novas estratégias e melhorias em relação ao plano atual. Escreva as soluções de cada problema e os modos únicos para alcançar novos públicos. Seja inovador! Crie conexões claras e apresente ideias novas e específicas que terão impacto verdadeiro nos resultados financeiros finais da empresa.

  7. Escreva uma declaração executiva que resuma o projeto e as soluções que você propõe. Inclua seções intituladas Análise de Mercado, Público Alvo e Estratégias de Marketing Propostas.

  8. Leia sua proposta cuidadosamente, editando erros de ortografia e gramática.

  9. Coloque seu timbre profissional em sua proposta e envie-a por e-mail ou através do formato digital que a empresa preferir.

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