on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever uma proposta de paisagismo

Atualizado em 17 abril, 2017

Escrever uma proposta para um projeto de paisagismo estabelece um ponto de referência para você e para o cliente. A proposta delineia o escopo do trabalho a ser feito, estabelece prazos, custos e as condições de pagamento. Para evitar desentendimentos ao longo do trabalho, inclua detalhes como o tipo de planta a ser usado e quem é responsável pelo fornecimento do maquinário e de itens como flores e plantas.

Instruções

Uma proposta de paisagismo é uma chance de se promover como empreiteiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Entreviste o cliente. Além dos detalhes relacionados ao trabalho a ser executado, descubra o que é importante para ele em relação ao trabalho. Essas informações podem ajudá-lo a conhecer e antecipar as necessidade do cliente.

    Loading...
  2. Se possível, visite o local do trabalho com ele. Uma primeira olhada pode revelar problemas não mencionados durante a entrevista.

  3. Faça um estimativa de todos os aspectos do trabalho, como mão-de-obra, material de trabalho e maquinário, como cortadores de grama. Baixe um formulário de proposta de paisagismo de uma página online de formulários. Digite as informações da sua empresa e os detalhes da proposta nos espaços designados. Adicione outra página se precisar de mais espaço. Caso escolha criar seu próprio documento, certifique-se de incluir particularidades como o número da licença de empreiteiro e as datas aproximadas de início e término do projeto.

  4. Se for possível, digite e inclua uma pequena carta em um papel timbrado. O documento deve informar ao seu possível cliente sobre seu interesse no trabalho. Cite brevemente suas qualificações para o trabalho de paisagismo que ele está querendo fazer e refira-se à proposta em anexo.

  5. Peça a um amigo ou a um colega de trabalho para verificar erros de grafia ou gramaticais na proposta. Peça para ler em voz alta para que você possa ver se o cliente entenderá bem.

Loading...

Dicas

  • Escreva por extenso o valor que está cobrando e coloque o valor numérico entre parênteses.
  • Inclua um prazo para resposta.

Referências

Loading ...
Loading ...