×
Loading ...

Como escrever uma proposta para um talk show de rádio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se tiver uma grande ideia para um talk show de rádio mas não quiser transmiti-lo on-line, você precisará que uma estação de rádio o produza para você. Se quiser que uma uma estação de rádio olhe seriamente para sua proposta de um talk show, precisará saber como criar uma proposta que chamará atenção e será levada a sério. Saiba o que os produtores de rádio estão procurando a fim de aumentar suas chances de ter sua proposta de um novo talk show levada a sério.

Instruções

Para conseguir seu talk show de rádio, você precisa aprender os conceitos de um projeto de programa (radio image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)
  1. Pesquise seu mercado. Quando você escreve um projeto, o mais importante a fazer é escrever especificamente para alcançar as pessoas da estação de rádio que avaliam as propostas apresentadas. Portanto, mesmo que seja o mesmo show, você pode acabar escrevendo três propostas levemente diferentes para três estações de rádio diferentes. Abra os sites das estações e veja se há propostas de programas postadas. Se houver, familiarize-se com elas. Algumas estações de rádio não aceitam propostas de fora da rede. Se não tiver nenhuma experiência, você provavelmente terá mais sorte lançando seu programa para uma rádio comunitária.

    Loading...
  2. Defina sobre o que será seu programa. Obviamente, um programa de rádio pode se concentrar em muitos temas ou tipos de convidados, mas é preciso haver um tema geral, mais abrangente, para criar um público para o programa. Essa é uma das coisas mais importantes para uma estação de rádio saber, para tomar uma decisão sobre o programa. Quanto mais claramente você articula os objetivos do seu programa e os ouvintes que deseja alcançar, mais profissional e atraente a sua proposta parecerá.

  3. Qualifique a sua experiência e seus talentos que contribuiriam para você ser um bom apresentador ou produtor desse programa, dependendo de qual papel você quer pegar. Se você for um produtor e tiver um apresentador, ou vice-versa, deve relatar a experiência de todos e o que cada um acrescentará ao programa também. Quando mais descrever a equipe como as melhores pessoas possíveis para o programa, mais a estação de rádio estará interessada em trabalhar com você.

  4. Busque originalidade. Olhe para outros programas que existem atualmente, para que seu projeto não seja completamente diferente de todos eles, ou ele não será apelativo para o público pretendido. Ao invés disso, certifique-se de ter um programa que interessará aos ouvintes, mas com um ponto de vista único que eles não encontrem nos programas que passam atualmente na rádio.

  5. Inclua ideias promocionais. Convencer que há boas oportunidades de marketing e promoções no seu show demonstra o poder de sucesso que o programa pode ter. Uma estação de rádio não gosta de mergulhar em um novo programa se não puder ver todo o cenário de como ele se encaixa em um modelo de radiodifusão. Adequar-se a um modelo inclui o plano de marketing do seu programa.

  6. Inscreva-se usando as diretrizes ou orientações para propostas postadas no site da estação de rádio. Se não houver, entre em contato com a estação de rádio e peça por uma cópia das orientações, ou pergunte para quem você pode mandar seu projeto, para ter certeza de que seu projeto caia nas mãos das pessoas certas, caso contrário ele pode nunca nem ser lido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...