×
Loading ...

Como escrever um recado ou carta curta

Atualizado em 17 abril, 2017

Em uma era da tecnologia avançada, as pessoas não estão mais tão aptas para escrever uma carta. Ainda sim, escrever um recado (sim, chegamos a esse ponto) ou uma carta curta sempre é apreciado. Uma carta breve é rápida, fácil e útil ao providenciar uma atualização, um convite ou um agradecimento. Por ser muito curta, ela deve ser direta e estabelecer um tom rapidamente. Achar as palavras certas para usar dependerá da sua relação com o destinatário. As cartas podem ser usadas por correio postal ou eletronicamente, por e-mail.

Instruções

Os cartões postais são divertidos de mandar e receber (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)
  1. Comece com uma saudação. Use "querido" seguido do nome do destinatário. Depois do nome, coloque uma vírgula. Vá direto ao ponto; comece com o motivo por estar escrevendo. Se é um bilhete de agradecimento, agradeça. Por exemplo: "Obrigada pelos brincos lindos". Se for uma atualização, você pode escrever "O tempo chuvoso limpou. Tempo firme sem nuvens. Graças a Deus. Ansiosa para nadar hoje". E se for um convite: "Estou escrevendo para convidá-lo para a minha festa de formatura...".

    Loading...
  2. Pule um espaço e adicione algumas linhas relevantes: "Foi tão bom ver você na sexta-feira. Depois que você foi embora, nós assistimos ao vídeo e foi muito engraçado!" Sobre as férias, você pode dizer: "Acho que voltaremos aqui no ano que vem. Até agora, tem sido incrível!" E para um convite, inclua informação específica sobre o traje, data e outros detalhes importantes.

  3. Finalize. Na última linha ou nas últimas, simplesmente termine a carta: "Obrigada novamente pelos brincos. Foi maravilhoso ver você" ou "Nós vamos voltar na sexta-feira, ao meio-dia. Estou ansiosa para ver você!" E para um convite, você pode escrever: "Espero que você possa vir. Se não puder, por favor, responda assim que possível". Providencie data e contato.

  4. Inclua o final de uma carta. Alguns exemplos de finais são: "Felicidades" ou "Um abraço". A familiaridade é o fator determinante de como você deve escolher terminar a carta. Por exemplo: se é um amigo próximo ou parente, você pode escolher "Com amor". No entanto, se for um convite, um final mais formal deve ser o suficiente, como "Desde já agradeço" ou "Grato" ou até mesmo o velho "Atenciosamente" é uma escolha inteligente.

Loading...

O que você precisa

  • Caneta ou lápis
  • Papel de recados, cartão postal ou convite
  • Computador e conta de e-mail - uma para você e outra para o destinatário

Referências

Loading ...
Loading ...