Como escrever uma redação descrevendo experiências de vida

Escrito por deanne lachner | Traduzido por elaine santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma redação descrevendo experiências de vida
Talvez uma viagem de esqui tenha lhe ensinado algo sobre si mesmo (competition image by Eugeny Shevchenko from Fotolia.com)

Os professores do ensino fundamental e médio muitas vezes pedem uma redação pessoal como uma forma de conhecer seus alunos e ao mesmo tempo ensinar boas habilidades de escrita. Os vestibulares também solicitam esse tipo de texto aos candidatos. Ao escrever uma redação sobre esse assunto, não basta explicar o que aconteceu, fale também sobre o impacto que teve em sua vida. Escolha um evento que mudou você ou que alterou a forma como enxerga o mundo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pense, planeje, faça anotações no papel de rascunho ou apenas reflita sobre a sua vida. Considere os momentos em que ela mudou de direção. Talvez tenha sido um acontecimento na sua cidade ou país, o divórcio dos seus pais, o primeiro emprego ou carro, a primeira paixão ou desilusão e o sucesso -- ou fracasso -- que você experimentou quando tentou fazer algo difícil. Escolha a experiência e reduza a um evento único e específico.

    Como escrever uma redação descrevendo experiências de vida
    A perda de alguém importante pode mudar a maneira como você vê o mundo (sad image by Alexandra Gnatush-Kostenko from Fotolia.com)
  2. 2

    Escreva a introdução, resumindo o evento e o efeito que teve sobre você. Não entre em detalhes, dê apenas informações suficientes para situar o leitor e deixá-lo saber sobre o que está sendo escrito. Por exemplo, "Quando eu tinha 11 anos, meu melhor amigo foi ferido em um acidente de carro e eu estava lá. Enquanto segurava a mão dele ao chamar a polícia pelo meu celular, descobri que poderia ficar tranquilo diante de uma crise. Uma realização que fez eu desejar me tornar um paramédico."

    Como escrever uma redação descrevendo experiências de vida
    O treino e a finalização de uma maratona podem ser a experiência de vida que você descreverá (runners image by jimcox40 from Fotolia.com)
  3. 3

    Descreva o evento nos próximos dois parágrafos ou apenas em um. Lembre-se que os leitores saberão apenas o que você contar à eles. Pequenos detalhes que você vivenciou não serão conhecidos a menos que você conte. Uma maneira de ajudar a visualizar e descrever o evento é pensar com os seus cinco sentidos. Por exemplo, se estiver escrevendo sobre o acidente do seu amigo, adicione detalhes sobre os cheiros, se o sol estava forte quando você ouviu o barulho do acidente, se foi clara a percepção ou se teve sensação de que os sons ficaram mudos, que as imagens passaram em câmera lenta e se o gosto de sua saliva estava metálico.

  4. 4

    Explique nos próximos parágrafo ou em apenas um, como você mudou após o evento. Descreva-se antes, durante e depois da experiência. Revele aos leitores como o evento significativo alterou o caminho de sua vida. Não tenha medo de parecer orgulhoso de si mesmo, mas também não se gabe desnecessariamente.

  5. 5

    Conclua sua redação informando aos leitores o estado da sua vida hoje. Você pode explicar que o seu amigo se recuperou completamente, que seus pais finalmente se casaram de novo, ou que você se mudou de volta para sua cidade natal assim que completou 18 anos. Ou você pode querer falar sobre sua vida agora, após a mudança e discutir como a experiência continua a afetá-lo, positiva ou negativamente. Termine com uma declaração forte que os leitores vão lembrar, como uma nova experiência que demonstre de forma dramática a mudança em você.

  6. 6

    Leia o seu texto em voz alta para um familiar ou amigo que não saiba nada sobre o evento. Após a leitura, pergunte se ele consegue visualizar o que está sendo descrito, e se pode repetir para você como o evento mudou sua vida. Se a resposta a qualquer uma destas perguntas for não, volte e adicione detalhes e explicações, se necessário.

Dicas & Advertências

  • Se você tiver problemas para escolher uma experiência porque acha que nada de significativo aconteceu com você, lembre-se que essa experiência pode ser algo tão pequeno como ter tido catapora quando criança ou ter assistido seu primeiro filme de terror. Nesse caso, limite os detalhes do "antes" e se concentre na parte do "depois" de sua vida. A narrativa pessoal é sobre uma experiência vivida e seus efeitos colaterais. Escreva a narrativa pessoal em primeira pessoa, a menos que seu professor diga para fazer o contrário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível