Como escrever uma redação sobre alguém a quem se sente grato

Escrito por marie brown | Traduzido por josé moreira
Como escrever uma redação sobre alguém a quem se sente grato
A anotação de razões específicas para agradecer ajudará a organizar a sua redação (thank image by Mykola Velychko from Fotolia.com)

Muitas aulas de redação pedirão aos escritores para se lembrarem de uma pessoa inesquecível em suas vidas. Esses tipos de tarefas exigem que se gaste muito tempo pensando sobre o seu relacionamento com a pessoa, a fim de identificar e discutir qualidades específicas ou aspectos em que a pessoa influenciou sua vida. Cheryl Glenn e Loretta Gray, editores do "Hodges Harbrace Handbook", aconselham os escritores a "lembrar que a escrita é uma forma de descobrir, compreender e pensar". Existem várias estratégias que podem ajudar a identificar mais facilmente o efeito positivo que alguém teve em sua vida e escrever uma redação expressando respeitosa gratidão.

Instruções

  1. 1

    Use estratégias de rascunho para estreitar o foco da redação. Crie uma lista de todas as coisas que a pessoa fez para ajudar. Crie um diagrama de cluster com o nome da pessoa no círculo central e pontos de apoio, geralmente os motivos pelos quais você é grato, em círculos ao redor. Escreva livremente, o que significa escrever tudo o que sabe sobre o assunto o mais rápido que puder, podendo gerar uma grande quantidade de conteúdo. Independentemente do tipo de rascunho usado, examine cuidadosamente os resultados de possíveis temas para os parágrafos e para determinar o tema geral dos exemplos.

  2. 2

    A maioria dos trabalhos de redação é de três a quatro páginas e os parágrafos totalmente desenvolvidos em até 2/3 da página. Isso simplifica a organização da redação, já que o papel só terá espaço para uma introdução, três ou quatro razões específicas da gratidão do escritor e uma conclusão. Ao final da introdução, coloque uma tese, a frase que explica aos leitores acerca do que escreve (da pessoa) e que contenha a posição do escritor (gratidão).

  3. 3

    Comece cada parágrafo com um tópico frasal, que é uma única frase contendo três partes — uma frase de transição, o único tópico que está sendo discutido no parágrafo e uma conexão clara da ideia principal da tese. Um bom tópico de frase pode ser: "A primeira razão por que eu sou grato ao Sr. Gomes é que ele sempre me incentiva a fazer o meu melhor".

  4. 4

    Desenvolva os parágrafos, incluindo dois ou três exemplos específicos para embasar qualquer afirmação sobre a pessoa. Isso significa dar um exemplo, uma análise e uma explicação duas ou três vezes em um parágrafo. O escritor que se sente grato pelo incentivo do Sr. Gomes nomeará ações ou palavras específicas utilizadas pelo Sr. Gomes e, em seguida, descreverá ou explicará aos leitores a importância da cada comportamento identificado.

  5. 5

    Use a conclusão para encerrar a discussão. Evite introduzir material novo, em vez disso, reafirme cada uma das razões apontadas na redação para ser grato à pessoa sobre quem está escrevendo. Faça uma forte análise final do que as ações da pessoa significam para você e direcione-se para o futuro, antecipando como a pessoa pode vir a influenciar positivamente a outros. Lembre-se de reafirmar quanto você é grato por conhecer a pessoa.

  6. 6

    Coloque o que escreveu de lado por algumas horas. Isso permitirá que o papel seja lido mais tarde, com novos olhos. Como os erros distrairão os leitores ao apreciar a profundidade de sua gratidão, sempre leia cuidadosamente para confirmar a exatidão de toda a gramática, ortografia, pontuação e morfologia. Ler a redação em voz alta permitirá que os autores identifiquem os erros de gramática e das estruturas de frase.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível