Como escrever uma redação sobre qualquer assunto de interesse em cinco parágrafos

Escrito por leyla norman Google | Traduzido por angela souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma redação sobre qualquer assunto de interesse em cinco parágrafos
A redação em cinco parágrafos é um formato comum usado para escrever praticamente sobre qualquer tema (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

A redação em cinco parágrafos é um formato comum usado para escrever praticamente sobre qualquer tema. Textos de persuasão, de “como fazer”, informativos, argumentativos e de crítica podem todos ser bem escritos em aproximadamente cinco parágrafos. Nesse formato, normalmente, o argumento principal é relatado no primeiro parágrafo, os três seguintes são desenvolvidos em apoio à tese e a conclusão resume, brevemente, todo o texto.

Instruções

  1. 1

    Anote exatamente sobre qual assunto você irá escrever. Uma ou duas frases são o suficiente para ter o seu texto focado no tema escolhido. Essa afirmação servirá mais tarde como tese ou ideia principal de sua redação. Se estiver escrevendo um artigo em apoio a que sua escola permitia que alunos usem as roupas que desejarem, você pode escrever: “Colégio de Ensino Médio John F. Kennedy deveria permitir que os alunos escolham roupas para a escola, não havendo a imposição de uniformes”.

  2. 2

    Aprenda o máximo que puder sobre o tema. Idas à biblioteca e buscas na internet vão ocupar muito do tempo que leva para completar seu texto. Atenha-se à leitura sobre o assunto e anote somente elementos que dizem respeito ao seu tópico. Informações básicas são importantes de serem incluídas, mas você não tem muito espaço para entrar em grandes detalhes nesse artigo de cinco parágrafos. Evite dar voltas para manter o texto dentro do assunto. Sempre pergunte a si mesmo se o que está lendo apoia a ideia principal do seu artigo.

  3. 3

    Esquematize o seu trabalho. Escreva o que vai incluir em cada um dos cinco parágrafos. Inclua o argumento no primeiro parágrafo, alguns fatos básicos sobre o tema e informações de apoio apresentadas no restante do texto. Os outros parágrafos devem cobrir um motivo pelo qual a escola deveria permitir que os alunos escolhessem suas próprias roupas e fornecerem evidência para apoiar esse argumento. Inclua o motivo mais forte no primeiro parágrafo do corpo do artigo, em seguida o próximo mais importante e assim por diante. Você pode dizer que a criatividade dos alunos é reprimida se eles tiverem que usar uniformes, que são um encargo financeiro para algumas famílias e que diminui a individualidade. Cada um desses motivos deve ser apoiado por provas concretas de sua pesquisa. Sua conclusão deverá dizer ao leitor como esse tema e sua posição se relacionam com o resto do mundo e deve ser brevemente resumida em seu texto. Evite inserir informações novas sobre o tema na conclusão.

  4. 4

    Escreva um primeiro rascunho de seu texto. Use transições como “primeiro”, “em seguida”, “então”, “além disso” e “no entanto” para controlar o fluxo de uma frase para outra e de um parágrafo para o outro. Leia atentamente a redação para revisar as frases e estrutura geral, e outra vez para ortografia, pontuação e erros gramaticais. Veja a coesão, a estrutura variada de frases e as palavras de ação que produzem um impacto sobre o leitor. Escreva a versão final de sua redação incluindo uma página de trabalhos citados e formatada de acordo com as especificações de seu professor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível