Como escrever uma redação sobre “Porque eu mereço uma bolsa de estudos”

Escrito por christina hamlett | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma redação sobre “Porque eu mereço uma bolsa de estudos”
Em busca do tesouro da bolsa de estudos (student with papers image by Petro Feketa from Fotolia.com)

Quando a competição para uma bolsa de estudos é intensa, uma das coisas que pode, em muitos casos, ser o divisor de águas é a qualidade e a sinceridade da redação do candidato sobre o porquê de ele acreditar que é merecedor da ajuda financeira. Não importa quão bom tenha sido o seu desempenho escolar ou quantos professores escrevam brilhantes cartas de recomendação, a banca precisa ser convencida que você investiu tempo e reflexão em como você planeja usar o ensino universitário para fazer a diferença. Esteja o foco delas no passado, presente ou futuro, todas redações para bolsas de estudos servem a um mesmo objetivo: fazer com que você se venda como o melhor candidato.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Leia minuciosamente as instruções para uma redação para bolsa de estudos antes de começar a escrever. As bancas são rígidas quando se trata de formatação, apresentação, contagem de palavras e a habilidade do candidato de emoldurar suas respostas de forma coesiva e coerente. Busque o auxílio de um professor, conselheiro ou de seus pais se você tem dúvidas sobre como interpretar a inscrição.

  2. 2

    Crie um esboço de trabalho e anote ideias sobre qualquer tema que você considere relevante para responder às perguntas feitas.

  3. 3

    Identifique seus objetivos a curto prazo e suas ambições a longo prazo. Esta é uma das questões mais comuns colocadas em redações para bolsas de estudo. Disserte sobre como o caminho acadêmico que você quer seguir permitirá que você atinja esses objetivos bem como aumentará o seu conhecimento na área escolhida. Mostre a pesquisa que você fez sobre a faculdade na qual deseja ingressar, citando programas específicos e professores e comentando sobre a reputação da instituição.

  4. 4

    Explique sobre como o seu histórico acadêmico, suas experiências de trabalho e suas atividades extracurriculares prepararam você para o seu estudo universitário. Os examinadores estão buscando habilidades de tomada de iniciativa, identificação e solução de problemas, papéis de liderança, organização de forma efetiva do tempo e boa comunicação com os outros.

  5. 5

    Fale sobre alguma experiência que você tenha tido como voluntário. Essa pergunta é normalmente colocada em termos de o que você já fez para contribuir com a sua comunidade ou fazer a diferença na vida dos outros, também sendo costumeiro pedir a você que dê exemplos dessas experiências e explique como elas o transformaram. Lembre-se da contagem de palavras nessas seções e tente manter cada um dos seus exemplos com aproximadamente o mesmo comprimento.

  6. 6

    Dê enfase às suas habilidades. Redações para bolsas de estudos – e as entrevistas que as seguem – quase sempre perguntam do que você tem mais orgulho. Esta costuma ser uma das perguntas mais difíceis de se responder. Na arena competitiva de bolsas de estudos, ter orgulho de você mesmo e dos passos que você deu para se tornar uma pessoa melhor é uma demonstração de confiança e preparo.

  7. 7

    Recrute amigos para ler sua redação antes de enviá-la. Não confie apenas nos seus próprios olhos ou no corretor ortográfico de seu computador. Uma boa revisão é essencial para causar uma impressão favorável.

Dicas & Advertências

  • Seja honesto na exposição de dificuldades financeiras sem dar detalhes excessivos. Mesmo se eventos exteriores e fora de seu controle lhe deixaram com fundos limitados para seguir a sua educação, nunca se renda ao "jogo da culpa", não implore ou faça promessas irreais. A sua habilidade de superar adversidades e sua determinação para atingir sucesso falará mais alto sobre seu nível de integridade e comprometimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível