Como escrever um bom relatório de uma apresentação musical

Escrito por kyra sheahan | Traduzido por carolina pinho
Como escrever um bom relatório de uma apresentação musical
Vá a uma apresentação para escrever um bom relatório (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

É comum que professores de música peçam aos alunos que escrevam um relatório de um concerto, um recital ou uma apresentação a que eles tenham ido. Escrever uma crítica desse tipo dá ao aluno a oportunidade de exercitar a habilidade de escrita e de recapitular momentos específicos de um show. Além de conter um bom resumo da apresentação, o relatório deve incluir outros elementos para ser mais amplo e traçar relações com o que você vê nas aulas.

Instruções

  1. 1

    Descreva a apresentação a que você assistiu na introdução. Coloque o nome dela, o nome do (s) músico (s), o local e a data do show. Escreva qual foi o tipo de apresentação — se era um balé, uma ópera, um show de rock ou um musical.

  2. 2

    Faça comentários sobre aspectos técnicos da apresentação no segundo parágrafo do relatório. Escreva sobre o estilo de música que foi tocado, os tipos de instrumentos usados, diga se os músicos tocaram peças clássicas históricas — como Mozart ou Bach — e comente sobre o tamanho da sinfonia, se alguma foi apresentada. Se houve uma apresentação solo, você pode escrever sobre o solista.

  3. 3

    Relacione sua avaliação técnica com as aulas. Isso mostra ao professor que você está utilizando o material dele e aplicando-o à vida real. Por exemplo, se seu instrutor de música ensinou determinados ritmos musicais, fale sobre ritmo no parágrafo técnico. Se você está aprendendo sobre estilos de época, coloque informações sobre o estilo de música que você ouviu.

  4. 4

    Fale sobre a sua reação à apresentação no terceiro parágrafo. Diga se você gostou e por quê. Baseie sua avaliação no que você sabe — ou no que aprendeu até agora nas aulas. Fale sobre as emoções que sentiu ouvindo as músicas, como elas representaram os personagens ou a história. Comente se havia uma música tema, se o maestro parecia ter tudo sob controle e se os músicos estavam em sincronia. Fale sobre qualquer outro aspecto em relação à música e à apresentação, mas lembre-se de sempre basear suas impressões pessoais em evidências do concerto.

  5. 5

    Conclua o relatório resumindo por que outras pessoas gostariam da apresentação. Nesse último parágrafo, você também pode escrever uma ou duas frases sobre a que tipo de público a apresentação é dirigida e por quê.

  6. 6

    Revise o relatório. Verifique se você utilizou os termos e as convenções musicais corretamente. O professor irá checar se você incluiu palavras do vocabulário musical, como conjunto, ritmo e melodia, e também se o uso e as convenções estão corretas. Durante a revisão, corrija erros de gramática e formatação também.

Dicas & Advertências

  • Sempre leia as instruções do professor com atenção. Ele pode exigir alguns itens específicos e pedir destaque para alguns aspectos técnicos.