Economia

Como escrever um relatório de consultoria

Escrito por dee striker | Traduzido por nehme abdallah
Como escrever um relatório de consultoria

Esteja atentos aos detalhes e redija um bom relatório

Pixland/Pixland/Getty Images

Consultores são uma peça fundamental do mundo dos negócios. De pequenas empresas não governamentais até grandes corporações internacionais, companhias dependem da sagacidade de consultores para fazer importantes decisões de negócios. Consultores são empregados à base de contratos. O produto final de um consultor depende da natureza da consultoria. Muitos consultores produzem relatórios aos clientes. Os relatórios oferecem uma visão de um especialista sobre o assunto. Esteja preparado, tenha uma excelente habilidade com escrita, e fique atento aos detalhes para criar um relatório de consultoria completo.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Crie uma folha de rosto

  1. 1

    Digite seu nome, o nome de sua companhia, o título do relatório e o nome do cliente. Inclua a data em que o relatório foi entregue ao cliente.

  2. 2

    Faça uma introdução. Escreva uma introdução que explique o significado do relatório. Destaque os assuntos básicos do relatório. Inclua métodos e abordagens usados para analisar o tópico em questão.

  3. 3

    Forneça análise das questões abordadas. Dê a cada questão uma descrição em onde ela pode ser útil. Por exemplo, "A quantidade de sódio em lanches" pode ser direcionada em um relatório de consultoria sobre almoços em escolas. Abaixo de cada encaminhamento, detalhe a questão específica. Ofereça uma análise profunda do problema. Adicione alternativas, soluções possíveis e recomendações para cada tópico. Use dados e estatísticas pesquisadas.

  4. 4

    Crie uma lista de recomendações. Junte todas as recomendações da seção de análise em uma só seção. Liste cada recomendação de uma maneira concisa e fácil de entender. Por exemplo, "Crie um sociedade com restaurantes vegetarianos para servir cafés da manhã vegetarianos e almoços na escola, uma vez no mês" é uma recomendação possível de se fazer num relatório.

  5. 5

    Escreva a conclusão. Forneça um sumário conciso dos problemas e dos resultados explorados no relatório.

  6. 6

    Redija um sumário executivo. Um sumário executivo é a descrição resumida da informação que existe no relatório. Copie informações importantes do corpo do relatório e os cole no sumário executivo. Inclua os resultados, as informações e as análises mais importantes. De acordo com a Custom Papers, um sumário executivo bom permite o leitor entender o conteúdo básico do relatório sem ter a necessidade de lê-lo por completo.

  7. 7

    Ponha o sumário executivo antes da introdução.

  8. 8

    Crie um índice. Liste cada seção do relatório seguido da página onde essa seção será encontrada.

  9. 9

    Coloque o Índice antes do sumário executivo.

Dicas & Advertências

  • Inclua apêndices para referências, fotografias e bibliografias se necessário. De acordo com a Consultoria Akri [em inglês], o apêndice serve para informação de ajuda detalhada.
  • Use um marca d'água no cabeçalho ou rodapé, com seu nome e informações para contato em cada página.
  • Inclua também uma nota de agradecimento ao cliente juntamente com o relatório completo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media