Como escrever um relatório cronológico

Escrito por peggy epstein | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um relatório cronológico
Escrever relatórios cronológicos ensina os alunos algumas habilidades que eles podem utilizar em uma variedade de tarefas (writing image by Petro Feketa from Fotolia.com)

Se você fica impressionado com a quantidade de informações com as quais se depara quando faz pesquisas sobre relatórios, uma maneira de organizar os materiais de pesquisa e destacar seu projeto ao mesmo tempo é saber como escrever um relatório cronológico. Assim que você aprender essa habilidade, conseguirá colocar esse método em prática em todas as áreas de conhecimento. Por exemplo, pode utilizá-la para escrever relatórios biográficos, relatórios sobre livros e relatórios de história - não apenas sobre eventos mundiais, mas também sobre a história da ciência, história dos esportes ou história da música.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha um tópico adequado para um relatório cronológico. Por exemplo, se sua tarefa é escrever um relatório sobre um livro, seu título pode ser "Como o personagem de Clara muda no romance "‘The Subtle Warning." Para um relatório sobre futebol, o título poderia ser "O desenvolvimento dos principais campeonatos". Para uma biografia, um título possível é "O caminho de Barack Obama até a presidência". Você precisará começar com um tópico e um título de trabalho; seja flexível e reconheça quando for preciso mudar um título dependendo de onde sua pesquisa te levar.

  2. 2

    Encontre um mínimo de três fontes sobre seu tema. Leia o material destacando em amarelo no computador ou colocando adesivos com observações se estiver utilizando livros. Anote os eventos que você considerar importantes ao seu tema e as datas nas quais eles ocorreram. Seja liberal com suas anotações; você não utilizará tudo o que anotou, mas é melhor ter mais possibilidades enquanto estiver lendo do que ter que voltar e encontrar novas ideias.

  3. 3

    Escreva os eventos destacados ou anotados em cartões de arquivo ou em tiras de papel separadas. Certifique-se de que a data do evento esteja escrita em cada um desses cartões ou tiras; em seguida, alinhe-os em ordem cronológica. A parte mais importante de sua preparação para escrever seu trabalho vem logo em seguida: numerar os eventos em ordem de importância para o tema que escolheu. Por exemplo, se estiver escrevendo sobre o desenvolvimento do maior campeonato de futebol, pergunte-se qual foi o evento que causou mais impacto sobre ele e anote o número um nesse evento. O número de eventos que você vai utilizar depende bastante do comprimento que seu trabalho deve ter e também da quantidade de informações que você precisa incluir.

  4. 4

    Divida os cartões ou tiras de papel em três ou cinco seções e dê um título a cada uma delas. Por exemplo, se estiver escrevendo sobre o desenvolvimento de um personagem em um romance, nomeie suas seções como: "vida antes do casamento", "vida após o casamento" e "vida como viúva". Nesse momento, pode ser necessário incluir mais alguns eventos para se certificar de que você tenha material suficiente para cada seção.

  5. 5

    Componha o seu trabalho utilizando seus grupos separados de cartões ou tiras de papel como base para cada seção do trabalho. Comece as seções com uma frase que defina o tom ou apresente uma visão geral do tema da seção. Por exemplo, é possível começar uma seção com uma frase como: "Era óbvio que Barack Obama se envolveria em algum tipo de serviço público quando entrou no ensino médio". Escreva a introdução após ter escrito o restante do trabalho e, assim, você terá um intervalo de anos para mencionar. Por exemplo: "De 1908 a 1948, Margetta Kine escreveu obras de teatro que foram apresentadas em todo o mundo".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível