Como escrever um relatório curto

Escrito por gail marie | Traduzido por liana fernandes
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Como escrever um relatório curto
Relatórios curtos usam o formato de memorando

Um relatório curto informa o leitor sobre um assunto específico para ajudá-lo a tomar uma decisão. Um relatório curto geralmente não toma mais do que dez páginas e consiste de fatos e, às vezes, análise dos fatos, assim como recomendações. A informação é organizada em formato de memorando, com títulos e subtítulos. Os leitores destes relatórios esperam que a informação seja dada de forma clara, concisa e completa.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Inicie seu relatório curto com um título introdutório. Inclua um relato a respeito do assunto do relatório, uma explicação do por que deste relatório ter sido escrito e um sumário do seu conteúdo. Mencione também a intenção do relatório, o que geralmente ajuda o leitor a tomar uma decisão.

  2. 2

    Apresente os fatos sobre o assunto com clareza e concisão, mas componha um relatório completo, dando ao leitor toda informação necessária para tomar uma decisão informada. Apresente as informações mais importantes primeiro, tendo em mente a decisão a ser feita.

  3. 3

    Utilize títulos adequados (por exemplo, Fatos, Discussão, Conclusões, Custos, Limitações, Vantagens, Conclusões e assim por diante). Sob estes títulos, use subtítulos mais específicos (por exemplo, Requisitos de Temperatura do Sistema, Opções Atuais de Auto-Serviço ou Condições Exteriores da Fábrica).

  4. 4

    Seja objetivo em seu relatório, apresentando ambos os lados de um tópico quando for possível, e separando claramente fatos de opiniões. Se, por exemplo, estiver escrevendo sobre as condições externas de uma fábrica, certifique-se de apresentar tanto os pontos positivos quanto os negativos.

  5. 5

    Cite suas fontes para persuadir o leitor da confiabilidade das informações que reuniu. Isso pode incluir entrevistas, artigos, registros da empresa, pesquisas, sua própria observação e assim por diante.

  6. 6

    Compartilhe suas recomendações se lhe for pedido, usando um título adequado, como Recomendações ou Sugestões, seguido novamente de subtítulos mais específicos. Utilize uma lista numerada ou pontuada, se apresentar mais de duas. Para persuadir seu leitor, sempre apresente primeiro seu argumento mais forte.

  7. 7

    Revise com cuidado seu relatório curto antes de enviá-lo ao leitor.

Dicas & Advertências

  • Inclua apenas informações relevantes para manter o relatório curto e ajudar o leitor a tomar a melhor decisão informada.

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