Como escrever um relatório curto para o gerente geral

Escrito por nelson reed | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os relatórios curtos são uma ferramenta de comunicação eficaz com o gerente geral, pois ele geralmente é um executivo ocupado. Os relatórios podem ser usados para informar o andamento de um projeto, as projeções financeiras semanais ou mensais ou comunicar sobre as operações de produção. Diferentemente dos relatórios detalhados que exigem muita pesquisa e detalhes, os documentos curtos exigem apenas a informação básica mas mais importante. A elaboração de um relatório breve segue um estilo semelhante usado para a criação de outros documentos, porém os itens "sumário", "informações gerais", "conteúdo", "conclusão" e "recomendações" devem ser concisos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Colete os dados pertinentes que precisam constar no relatório. Utilize os dados disponíveis como os relatórios financeiros, de viabilidade e pesquisas já realizadas. Busque as informações em um material de referência apropriado, como livros ou informações obtidas de terceiros que tenham bom conhecimento sobre o assunto como, por exemplo, especialistas do setor.

  2. 2

    Coloque a data, nome do gerente geral para quem o documento será enviado, seu nome e o assunto do relatório no canto superior esquerdo da folha.

  3. 3

    Resuma brevemente o conteúdo do relatório indicando as dificuldades encontradas, os resultados, o progresso até o presente momento ou uma proposta para resolver o problema. Indique de modo conciso o que você prevê de benefícios para o projeto.

  4. 4

    Descreva as informações gerais fazendo um breve histórico do projeto ou tarefa em andamento. Inclua os nomes das pessoas envolvidas como os membros da equipe, instrutores ou líderes de departamento. Explique mais detalhadamente a tarefa ou o projeto.

  5. 5

    Escreva o conteúdo do relatório incluindo os resultados e os dados coletados na etapa um. Forneça uma breve análise dos resultados e o que eles significam para o projeto e o negócio como um todo. Incorpore ao documento gráficos, questionários, pesquisas e referências que comprovem sua análise.

  6. 6

    Conclua o material descrevendo o status do projeto ou tarefa. Faça recomendações somente se solicitadas pelo gerente geral. Nesse caso, coloque cerca de duas recomendações importantes, que resumam todas as outras que poderão ser mais apropriadamente listadas em relatórios mais longos.

Dicas & Advertências

  • Embora seja um conjunto de dados resumidos, o relatório deve responder todas as dúvidas que o leitor possa ter com relação ao assunto tratado. Por isso, forneça todas as informações necessárias em uma linguagem clara e objetiva.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível