Como escrever um relatório no estilo memorando

Escrito por erica tambien | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um relatório no estilo memorando
Utilize relatórios no estilo memorando para mensagens de rotina (memo image by Angie Lingnau from Fotolia.com)

Relatórios no estilo memorando são apropriados para documentos curtos (menos de dez páginas) que serão distribuídos dentro da organização. Por exemplo, relatórios de vendas e documentos de análise de projetos são candidatos ao formato memorando. Eles não requerem toda a pompa e introdução que os relatórios formais exigem. Isso diz respeito principalmente aos relatórios distribuídos semanalmente, mensalmente ou a cada quatro meses. Apesar disso, você deve ter o mesmo cuidado que teria com qualquer correspondência da empresa ao planejar, escrever e completar um relatório no estilo memorando.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Planeje o relatório

  1. 1

    Trace os tópicos que o relatório irá cobrir. Pegue o ponto de vista dos leitores e tenha a certeza de incluir toda a informação que eles precisam ou desejam.

  2. 2

    Pesquise o seu relatório. Junte todas as informações relevantes necessárias para cobrir os tópicos do Passo 1.

  3. 3

    Crie apoio visual para ilustrar os dados que você coletou. Dê a cada imagem um título relevante e uma legenda.

  4. 4

    Analise a sua pesquisa e decida quais títulos você deseja usar para dividir e apresentar o seu relatório. Seu formato e conteúdo irão determinar os títulos das seções. Por exemplo, faz sentido para um relatório sobre vendas incluir uma seção para cada região de vendas ou linha de produtos.

    Escreva o relatório

  1. 1

    Escreva o corpo do seu relatório, mantendo o seu leitor em mente. Insira apoio visual onde for apropriado.

  2. 2

    Escreva um sumário administrativo que forneça ao leitores uma breve visão geral dos pontos importantes do relatório.

  3. 3

    Crie um índice detalhando onde as seções específicas iniciam.

  4. 4

    Crie uma tabela de ilustrações que permita que os leitores saibam onde podem encontrar cada gráfico, figura ou tabela.

  5. 5

    Escreva um memorando de transmissão. Se a sua empresa utiliza memorandos impressos ou um modelo, utilize-os. Caso contrário, faça uso de um formato simples. Certifique-se de incluir títulos e os campos "de", "para", assunto e data.

    Complete o relatório

  1. 1

    Junte o relatório completo, colocando as partes que você criou na seguinte ordem: memorando de transmissão, índice, lista de ilustrações, sumário administrativo, corpo do relatório.

  2. 2

    Peça a um amigo ou colega para fazer uma revisão do seu relatório.

  3. 3

    Faça as correções necessárias.

Dicas & Advertências

  • Se o seu relatório vai para múltiplos destinatários, você pode criar uma lista de distribuição ao invés de incluir todos os nomes no memorando de transmissão. Liste os nomes alfabeticamente ou coloque os nomes das pessoas mais importantes no topo da lista. Faça seu memorando de transmissão como se fosse a capa de um currículo. Escreva como se estivesse entregando o relatório pessoalmente para o leitor. Títulos populares para relatórios incluem: Introdução, Análise do problema, Metas, Recomendações, Tendências, Linha do tempo e marcos de projeto, Métodos alternativos e Custos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível