Mais
×

Como escrever um relatório de pesquisa para uma feira de ciências

Atualizado em 21 novembro, 2016

Em uma feira de ciências, existem pelo menos duas exigências para cada participante: um relatório de pesquisa e um acompanhamento visual. Seu relatório de pesquisa deve acompanhar seus dados ou a representação do projeto na feira de ciências. Por exemplo, se você fez um projeto em um biombo dobrável de três partes, cada seção notável do biombo deve ser incluída em detalhes no seu relatório de pesquisa. Esse relatório deve conter todas as informações inclusas no que está exposto visualmente -- e mais.

Instruções

Para uma feira de ciências, você precisará de uma exibição visual assim como um relatório escrito (science image by JMDZ from Fotolia.com)
  1. Inclua o título do seu projeto de ciências no topo do documento. Dependendo para onde você está enviando esse projeto, podem pedir para que você forneça uma capa que inclua o título do projeto, seu nome, a data, sua sala e o nome do seu professor.

  2. Explique o propósito e a hipótese do seu projeto de ciências. O propósito explica a natureza do projeto, e a hipótese detalha como você acha que seu projeto se concluirá. Por exemplo, seu projeto pode se focar no efeito da cafeína no crescimento de uma planta. Se esse é o caso, seu projeto explicaria que você planeja testar suas plantas, estimulando-as com cafeína. A hipótese descreveria se a cafeína ajudaria as plantas a crescerem, não crescerem, ou não afetaria o crescimento. Você também pode incluir uma seção de contexto, que descreve o que você sabe sobre o crescimento das plantas e cafeína. Isso ajudará a tornar seu propósito e sua hipótese mais fáceis de serem entendidas.

  3. Crie uma seção no seu relatório que lista seus materiais e o método com o qual os utilizou no seu projeto. Como seu projeto deve ser fácil de ser replicado, inclua medidas precisas sempre que possível. Esquematize seu projeto passo-a-passo, explicando em detalhes o que você fez, como você fez e como funcionou.

  4. Inclua uma seção no seu relatório para seus dados e resultados. Sempre que possível, inclua fotografias do seu projeto em andamento. Você também pode precisar criar uma tabela ou gráfico com os dados, o que irá ajudar a organizar as informações do seu projeto e tornará seus resultados mais fáceis de serem mencionados.

  5. Escreva a conclusão que resume seu projeto. Explique seus resultados e sua explicação para o significado por trás deles. Indique o que você faria de maneira diferente, ou qualquer outra informação que beneficiaria qualquer um que seguisse seus passos para replicar esse projeto.

O que você precisa

  • Programa processador de texto
  • Fotografias
  • Anotações do seu projeto concluído
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article