Como escrever um relatório pós-seminário

Escrito por jody hanson | Traduzido por carla yoshida
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Como escrever um relatório pós-seminário
Reserve um tempo para refletir antes de escrever seu relatório após um seminário (Group of business people working together in the office. image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Um relatório depois de assistir a um seminário deve ser feito após certa reflexão. Ao invés de sair do seminário e ligar seu computador, deixe que as informações se organizem por um tempo, para que possam ser colocadas com uma certa perspectiva. Escrever um relatório após o seminário é um bom modo de sintetizar sua experiência e identificar o que ganhou da apresentação. É também uma oportunidade de pensar sobre o próximo passo na continuação do seu desenvolvimento educacional.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Reveja as anotações feitas durante o seminário. Se esqueceu-se de algo, rapidamente tome nota dos pontos que lembrar.

  2. 2

    Abra um novo documento de processador de texto, configure as margens para 2,50 cm para cada lado e selecione a fonte Times New Roman, Bookman ou Courier. Se estiver utilizando um papel timbrado, diminua 2,50 cm. Identifique-se com seu nome, sua posição e qual seminário que esteve presente. Também inclua detalhes, como a data e o local onde o seminário foi realizado.

  3. 3

    Crie um subtítulo com o título de "Introdução". Escreva sentenças que resumam o seminário. Se, por exemplo, o seminário foi para explicar como se preparar para um programa de doutorado ou como melhorar as vendas, escreva a razão de você ter participado do seminário.

  4. 4

    Faça outro subtítulo, como "Conteúdo do seminário". Foque na essência do seminário. Identifique os pontos importantes que você aprendeu e comente os motivos. Seja objetivo sobre se o seminário atingiu os objetivos que você esperava.

  5. 5

    Use outro subtítulo, como "Avaliação e recomendações". Forneça uma avaliação geral do seminário e sugira o que você acha que poderia ser melhor. Sugira algo a mais, que acrescentaria ao que você já aprendeu.

  6. 6

    Escreva o rascunho e deixe-o por um ou dois dias. Retorne ao relatório e verifique-o com as suas anotações originais, para se certificar de que não esqueceu de nada.

  7. 7

    Pergunte a um amigo ou colega com boas habilidades de edição para revisar seu rascunho. Ter um segundo leitor para seu trabalho é sempre uma boa ideia, pois ele poderá apontar pontos que você possa ter esquecido.

  8. 8

    Imprima o relatório. Anexe uma cópia do esboço do seminário, se necessária.

Dicas & Advertências

  • Outra opção é fazer o download de um exemplo de relatório, se considerar que isso tornará a escrita do relatório mais fácil.

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